Curso gratuito e presencial | Roteiro para Audiovisual

Publicado em: 31/07/2023 |

Cabeçalho do curso Roteiro para Audiovisual com Vana Medeiros

O roteiro audiovisual atende, em suma, duas grandes expectativas: a de ser uma obra narrativa com suas múltiplas possibilidades insondáveis, e a de se configurar em um documento técnico, que será utilizado à exaustão pelos diversos departamentos envolvidos na criação de um filme ou de uma série. Por isso, a dimensão técnica assume um papel diferente daquele que podemos observar em uma peça de teatro ou mesmo um livro. Existem, é claro, inúmeras chances de experimentação, mas existe também uma necessidade de assimilação de uma série de passos e de ferramentas, de todo um vocabulário utilizado pelo mercado, que vai ser essencial na construção do projeto. Neste curso, tentaremos desenvolver as habilidades necessárias para a escrita de um roteiro sem perder de vista o que há de insondável nele.

Quando:29 de agosto até 26 de outubro de 2023
De terças e quintas das 19h30 às 22h30
Local:

Objetivo: apresentar os principais fundamentos da escrita para roteiros audiovisuais, em narrativas cinematográficas ou seriadas, através do contato com conceitos como construção de personagens, arco dramático e estrutura narrativa.

Orientação: Vana Medeiros

Vana Medeiros é dramaturga, diretora teatral e roteirista. Escreveu, ao lado de Djin Sganzerla, o longa-metragem Mulher Oceano (2020), filmado entre o Rio de Janeiro e Tóquio, disponível na Amazon Prime, que estreou no Brasil em outubro de 2020 na 44a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e ganhou o prêmio de Melhor Filme no Porto Femme Film Festival, em Portugal, e no Cine-PE 2020. Assina ainda o roteiro do curta-metragem Polaris (2019), filmado entre Brasil e Suécia. Em 2022, estreou o espetáculo A Morte da Estrela, no Sesc Ipiranga em São Paulo, como parte do tríptico com direção de Natália Mallo, Lu Favoretto e Cibele Forjaz. Foi artista docente na SP Escola de Teatro, professora na FAAP, na AIC e atualmente no Célia Helena, autora do Guia das Séries e de diversas peças de teatro, como Re.luto – Drama Indigente (2018) e Lorem Ipsum Dolor Sit Amet (2020). Criadora do coletivo Malditos Dramaturgos, onde editou a maldita revista de dramaturgia, e do primeiro encontro de criadores de séries de TV do Brasil, o Serie_Lab Festival. Representou o Brasil na conferência Women Playwrights International (Chile, 2018) e no Corredor Latino-Americano de Teatro (México, 2017). Atualmente, ocupa ainda a posição de Diretora de Associadas da ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas.

Público: Estudantes de teatro, cinema, ou dramaturgia, bem como todas as pessoas interessadas em escrita para o audiovisual, a partir de 18 anos.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 35 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições:  31 de julho até de 16 agosto de 2023
Aprovados: 21 de agosto de 2023
Matrícula online: 23 e 24 de agosto de 2023

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 29 de agosto até 26 de outubro de 2023
De terças e quintas das 19h30 às 22h30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP