Wolfgang Pannek ministra Curso de Extensão sobre Gilles Deleuze

Publicado em: 21/07/2016 |

Gilles Deleuze. Foto: reprodução da internet.

A SP Escola de Teatro convida o diretor e produtor alemão Wolfgang Pannek, integrante da brasileira Taanteatro Companhia, para ministrar o Curso de Extensão “Intensidade Pura”, sobre o conceito de “Poder” na obra do filósofo francês Gilles Deleuze (1925-1995).

A proposta da atividade é acompanhar o processo de transformação desse conceito na obra deleuziana, desde a influência da ideia de “vontade de potência”, de Friedrich Nietzsche (1844-1900), até a construção das noções de “Diferença e Repetição”, propostas no livro homônimo.

Os encontros também exploram os conceitos de “desejo” e “esquizo” a partir do livro “O Anti-Édipo: Capitalismo e Esquizofrenia”, e de “corpo sem órgãos” e “intensidades puras”, a partir de “Mil Platôs”. As duas obras foram publicadas em uma parceria entre Deleuze e Félix Guattari.

Codiretor da Taanteatro desde 1994, Pannek tem mestrado em filosofia, psicologia e literatura pela FernUniversität Hagen e doutorado na primeira área pela HGB Leipzig, ambas as instituições na Alemanha. Ele publicou o especial “Deleuze na Terra das Palmeiras”, na revista alemã “deleuze international”.

Pannek atuou como intérprete e coreógrafo na célebre montagem “Os Sertões”, do Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona. Seu mais recente trabalho é a direção da trilogia “cARTAUDgrafia”, da Taanteatro, sobre a vida e a obra do dramaturgo francês Antonin Artaud (1896-1948).

As inscrições estão abertas até o dia 4 de agosto e só podem ser feitas online. O resultado do processo e a abertura das matrículas serão divulgados no dia 8 de agosto. O curso é voltado para profissionais e estudantes das artes performáticas e das ciências humanas. Os encontros ocorrem de 10 de agosto a 5 de outubro, às quartas-feiras, das 19h às 22h, na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro.

Agenda | 20/ 03/ 2020

Diretor da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral encena peça ao vivo no Instagram

Agenda | 05/ 03/ 2020

Confira a programação teatral do fim de semana da Roosevelt