EN | ES

Virada Cultural 2015 na SP Escola de Teatro

Publicado em: 15/06/2015 |

 

 

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco participa da Virada Cultural 2015, evento promovido pela Prefeitura de São Paulo, no sábado (20), a partir das 19h. As atividades acontecem na sede Roosevelt da Instituição (Praça Roosevelt, 210) e o tema deste ano é a acessibilidade.

Programação:

Escambo Literário
Programa Kairós

A troca de experiências de leitura e o compartilhamento do saber estão no cerne do projeto Escambo Literário, idealizado e coordenado pelo Programa Kairós da SP Escola de Teatro. A atividade pretende a ampliação do projeto de câmbio de livros, nas instalações Escola e no seu entorno, onde aprendizes, colaboradores e comunidade poderão efetuar trocas de livros. Quem trabalha com a organização, planejamento, gerenciamento e divulgação desta ação são os próprios aprendizes da Escola: o Escambo Literário faz parte das atividades de contrapartida da Bolsa-Oportunidade oferecida aos aprendizes dos Cursos Regulares pelo Programa Kairós.

Local: Saguão da SP Escola de Teatro
Horário: das 19h às 22h

Grupo de massoterapeutas especiais (cegos e de baixa visão)
Programa Kairós

Como extensão de um projeto que já acontece na SP Escola de Teatro, serão oferecidas massagens de 15 minutos cada.

Local: Saguão da SP Escola de Teatro
Horário: das 19h às 22h

Espetáculo teatral “Avental todo sujo de ovo”
Núcleo Generosidades
Programa Kairós da SP Escola de Teatro
Orientação e Codireção de Cadu Witter
Direção de Leo Lee

A questão do gênero envolve muito mais que a aceitação da sociedade como um todo acerca de igualdade de condições e possibilidades. É uma questão do humano e do vivente enquanto ser complexo, daí ser uma questão de todos nós. O núcleo Generosidades, que é parte do Programa Kairós da SP Escola de Teatro, sempre buscou sua experimentação artística a partir deste viés. Nesse percurso, encontrou o texto “Avental todo sujo de ovo”, de Marcos Barbosa, que conta a história de uma família quando o filho Moacir volta, após 20 anos desaparecido, como Indienne. As relações humanas e o modo velado no tratamento das questões de gênero, mesmo que entre pessoas que teriam tudo para serem íntimas, são silenciosamente alardeadas ao público.

Local: SP Escola de Teatro – Sala R1 – 1º andar
Horário: às 20h

Espetáculo de dança “Olhar de neblina”
Cia. Dança Sem Fronteiras
Direção e Coreografia: Fernanda Amaral

O espetáculo “Olhar de neblina” é inspirado na obra de Evgen Bavcar, fotógrafo e filósofo esloveno que perdeu a visão aos 12 anos – mais especificamente em seu livro “Memória do Brasil” (organização de Elida Tessler e João Bandeira).

“Olhar de neblina” estabelece um paralelo entre o conceito de que a fotografia não pertence somente a quem vê e a construção coreográfica que parte da individualidade dos intérpretes de habilidades mistas e formações diversas. Na arte da fotografia, geralmente, é ressaltado o papel do “olhar” para que a imagem seja captada e avaliada tanto no momento que a antecede como no momento da captação. Evgen Bavcar alega, com frequência, que a fotografia não é exclusividade de quem enxerga. Em seu trabalho, uma das características marcantes é a composição da luz em contraste com ambientes totalmente escuros. O processo fotográfico, assim, serve como inspiração para este espetáculo – onde o escuro, as sombras e a névoa, efeitos que serão produzidos pela luz e grandes cortinas transparentes, reproduzirão a forma de ver de alguns bailarinos.

Local: SP Escola de Teatro – Sala R6 – 6º andar
Horário: às 21h / Jam session de dança das 22h às 23h

Espetáculo teatral “Meninos também amam – um poema/manifesto cênico”
Inacabada Cia.
Direção de Rafael Guerche

Nascido de um poema escrito por Rafael Guerche, aprendiz egresso do curso de Direção da SP Escola de Teatro e responsável pela direção e dramaturgia cênica da peça, o projeto une artes visuais, dança, teatro e performance, procurando manifestar-se junto ao público pela não aceitação da violência contra os homossexuais. “Queremos falar do amor masculino, do amor entre meninos e do quanto isso é absolutamente natural e justo”, explica Guerche.

Local: SP Escola de Teatro – Sala R8 – 8º andar
Horário: às 21h

Espetáculo de dança “Forma de ver”
Cia. Vidança de Marcos Abranches

O espetáculo reflete a relação entre a dança contemporânea, a comunicação Bliss e o audiovisual, dentro da parcialidade de movimento dos dançarinos Marcos Abranches, Ale Bono Vox e Juliano Vendemiatti. Considerando a deficiência como a antítese cultural do corpo saudável e apto, surge a questão sobre o que acontece quando uma pessoa com deficiência se apresenta no papel de dançarino. Ressalta-se que tal papel tem sido historicamente reservado para a glorificação de um corpo ideal. A deficiência sugere um extraordinário campo, por meio do qual pode ser explorada a construção sobreposta da habilidade física do corpo, subjetividade e visibilidade cultural. Pode a integração de corpos deficientes na dança contemporânea resultar numa ruptura das pré-concepções das habilidades sobre o profissional da dança?

Local: SP Escola de Teatro – Sala R4 – 4º andar
Horário: às 22h

Espetáculo performativo “Compêndio de gavetas, bactérias, ursos e corações”
Cia. do Estômago
Direção: Elisa Band

A performance aborda questões de gênero, ao pensar as reflexões suscitadas por terminologias como “travesti”, “homossexual”, “dragqueen”, “queer” e “transgênero”. Será que existe uma palavra, categoria, gênero que dão conta de nossa singularidade?

Local: SP Escola de Teatro – Sala R8 – 8º andar
Horário: às 23h

Show musical “Renata Peron convida”

O musical “Salada mista” é um espetáculo onde Renata Peron recebe os amigos Carolina Gerassi, Patricia Barbosa e Pitter. Além de cantar, ela recita poesias de grandes autores brasileiros e conta um pouco sobre a história de cada compositor. Vários poetas da MPB são interpretados por Renata Peron, com muita alegria, simpatia e carisma.
 
Local: SP Escola de Teatro – Sala R1 – 1º andar
Horário: às 23h

 

Relacionadas:

Agenda | 20/ 03/ 2020

Diretor da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral encena peça ao vivo no Instagram

SAIBA MAIS

Agenda | 05/ 03/ 2020

Confira a programação teatral do fim de semana da Roosevelt

SAIBA MAIS

Agenda | 03/ 03/ 2020

SP Escola de Teatro recebe mini mostra de teatro lambe-lambe, no fim de semana

SAIBA MAIS