Victor Araújo, estudante de humor da SP, dirige e produz documentário sobre o teatro digital em Minas Gerais

Publicado em: 02/02/2022 |

Victor Araújo, estudante de humor da SP Escola de Teatro, dirige e produz o documentário Filme ou Espetáculo? – O teatro por trás das câmeras, ao lado da colega Fernanda Franz, que foi lançado no Youtube em 17 de janeiro de 2022 pelo canal Poços Curte em Casa.

Segundo o artista, a ideia do projeto surgiu durante a pandemia de Covid-19, ao perceber que novas manifestações artísticas estavam se desenvolvendo em tempos de distanciamento social.

Quem é quem: conheça os estudantes aprovados no processo seletivo da SP Escola de Teatro-1/2022

“‘Teatro ou Cinema? Filme Experimental ou Espetáculo Filmado? Quais os limites do Teatro Online? Como entender essa nova arte não sendo completamente Cinema ou Teatro, mas com suas semelhanças?’, esses são alguns dos questionamentos que fizemos e abordamos ao longo do processo criativo”, comenta.

A dupla entrevista artistas de Poços de Caldas, cidade de 160 mil habitantes no sul de Minas Gerais, e mostra como foi o processo de transformação de um espetáculo presencial para o ambiente online.

Emoção, homenagens e muito talento: confira como foi o show de abertura da 10ª edição da SP Transvisão, na sede Roosevelt

“Artistas poços-caldenses como Nando Gonçalves, Nanda Dearo, João Araújo, AriaNery, entre outros, são entrevistados durante suas experiências vividas em julho de 2021 nos bastidores da gravação do espetáculo Lama- O Grande Cemitério, pelo Grupo NucleArte. Além disso, também são coletados relados nos bastidores da mesma encenação, porém realizada presencialmente em novembro de 2021, quando o elenco pôde retornar aos palcos do Teatro Benigno Gaiga com público’”, contextualiza Victor.

Mostrar esses dois formatos de espetáculo e a experiência do artista em ambos contextos é o ponto forte do documentário.

Cena do filme: João Araújo e equipe. / Foto: Felipe Konatu

“O filme procura dinamicamente refletir e comparar essas e outras experiências descritas pelos entrevistados na utilização do Teatro Online, que, inicialmente, se mostrava como uma ferramenta provisória para os estudantes e trabalhadores continuarem se movimentando, mas que, com o decorrer da quarentena, vem traçando novos horizontes no mercado.”, finaliza o estudante.

Documentário “Filme ou Espetáculo – O Teatro por Trás das Câmeras”

Direção: Victor Araújo e Fernanda Franz.

Produção: Fernanda Franz e Victor Araújo.

Gravação e edição: Beatriz Brassi e Bruno Lima.

Realização Mova-se Produções e NucleArte.

Roteiro: Isabella Amaral, Victor Araújo e Fernanda Franz.

Elenco: AriaNery, Fernanda Franz, Guilherme Assis, João Araújo, Nanda Dearo, Nando Gonçalves, Rafa

Falz e Victor Araújo.

Apoio: Prefeitura de Poços de Caldas- MG, Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa –

Poços de Caldas.

Fotos: Felipe Konatu.

Veiculação: YouTube do “Poços Curte em Casa”.

LINK: https://youtu.be/4r8wLUcUsq8

Classificação etária: Livre

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify