Vicente Concilio lança livro sobre peça de Brecht na SP Escola de Teatro

Publicado em: 30/09/2016 |

Livro analisa peça de Bertolt Brecht

O espetáculo “A Peça Didática de Baden-Baden sobre o Acordo”, escrita pelo alemão Bertolt Brecht (1898 – 1956) em 1929, é a obra sobre a qual o acadêmico Vicente Concilio se debruça em seu novo livro. “BadenBaden. Modelo de Ação e Encenação no processo com a peça didática de Bertolt Brecht” tem lançamento na SP Escola de Teatro no sábado, 8 de outubro, às 14h.

Aberto ao público, o evento tem início às 14h30, quando dá palestra sobre sua obra e responde a perguntas do público. Às 15h30, Concilio faz sessão de autógrafos no mesmo local. O livro poderá ser comprado por R$ 30.

O texto é fruto da pesquisa do doutorado de Concilio, que atua na área de Teatro-Educação do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). No trabalho, o autor reflete sobre as possibilidades de criação e aprendizagem abertas pelas abordagens do ensino do teatro contemporâneo.

Neste contexto, dois processos são analisados por Concilio. O primeiro — “Sete vezes Sr. Schmitt” — traz versões distintas de uma das cenas do espetáculo. O segundo fala sobre a montagem de “BadenBaden”, explicitando as interações do autor entre a habilidade para dirigir e o prazer de interagir.

Ambos os processos foram realizados com acadêmicos do curso de Teatro da Udesc, sendo que o espetáculo “BadenBaden” se apresentou 65 vezes em diferentes cidades e estados, sendo premiado quatro vezes.

Concilio é ator, diretor e professor do Departamento de Artes Cênicas da Udesc, com doutorado pela Universidade de São Paulo. É autor de “Teatro e prisão: dilemas da liberdade artística”.

Lançamento do livro “BadenBaden”
SP Escola de Teatro – sede Roosevelt
Praça Roosevelt, 210, metrô República, 3775-8600
Sábado, 8 de outubro, 14h30