Trupe composta por artistas egressos da SP Escola de Teatro se apresenta no Sesc Sorocaba, no próximo sábado (4)

Publicado em: 02/02/2023 |

A Trupe Ânima, formada por  Fernanda Suaiden, Isaac Ruy, Ju Navarro, Malu Frizzo, Maike Marques, Mirielen Dollvik e Pablo Azevedo, todos artistas egressos da SP Escola de Teatro, apresenta seu espetáculo Ânima de circo teatro, no Sesc Sorocaba, no próximo sábado (04/02), às 20h.

O grupo começou sua história em 2018, quando os estudantes, enxergando a potência de um experimento cênico do qual fizeram parte na instituição de ensino, decidiram dar continuidade ao processo iniciado em núcleo, desenvolvendo a pesquisa e a criação para, juntos, fundarem um coletivo.

A montagem narra uma história sobre mudanças, chegadas e partidas, que visa tocar o espectador em sua memória circense e emocional, trazendo o questionamento sobre o apagamento do riso como elemento orgânico da sociedade.

Rodrigo Alcântara, artista egresso da SP Escola de Teatro, oferece oficina e estreia performance de dança no RJ

Raul Barretto, coordenador do curso de Humor da SP Escola de Teatro, faz a seguinte crítica sobre a produção:

“Assistir ao espetáculo Ânima me dá a certeza de que o pensamento vingou. Ou seja, a trincheira tão difícil do teatro ganhou mais um pelotão para reforçar nossa trajetória”.

Com classificação livre, a apresentação alcança, de uma maneira lúdica, o ponto fundamental de comunicar sem qualquer distinção a todos os públicos.

Os profissionais navegam nas mais variadas áreas, mostrando a troca de habilidades artísticas. A escolha por ser um mambembe não é apenas pela linguagem, mas, também, pelo espelhamento do próprio processo de criação, em que todos os integrantes estão em cena e executam as encenações plásticas e técnicas, com textos e trilhas autorais e artesania nos figurinos, cenários e adereços.

Estudantes egressos da SP Escola de Teatro são premiados na 15ª edição do FENTA, em MG

Tendo como principal referência as trupes itinerantes do séc. XV e as Cias de circo-teatro brasileiro do séc. XIX que, com pouco dinheiro e muita criatividade, viajavam carregando suas tralhas por onde se apresentavam, a Trupe Ânima aposta na reutilização de objetos e vestuário, ressignificando e transformando-os artesanalmente, com requinte decadente e plasticidade rica em detalhes e acabamentos, mesclando harmonicamente elementos de épocas e materiais diferentes. A música ao vivo, os elementos acrobáticos, a comicidade e a palhaçaria também advêm dessa teatralidade circense.

“Há uma mistura de gêneros entre musical, circo-teatro, drama, humor que dão aos espectadores uma refeição completa que nos alimenta os sentidos e sobretudo a alma. Me perdoem o trocadilho infame, mas a Trupe Ânima me anima a continuar essa luta”, conclui Barretto.

Serviço:
Ânima
Local: Sesc Sorocaba
Quando: 4 de fevereiro, sábado
Duração: 50min
Classificação Indicativa: Livre
Ingressos disponíveis pelo site do Sesc Sorocaba

Sinopse:
Uma trupe itinerante perde uma de suas principais artistas. Para encontrar uma substituta, colocam um anúncio e quem responde é uma jovem “Clown”, que esperava encontrar ali sua razão de ser, mas que se depara com uma trupe diferente do que imaginava: irreverente, em frangalhos, mas cheia de patifarias e encantamento. Através de seus truques, o grupo mostra que a arte e o circo dizem muito mais sobre nossas vidas do que se imagina e, ao acompanhar o ensaio palhacesco, a jovem descobre o que movimenta a vida dos artistas que ali seguem resistindo.

Ficha técnica:
Direção: Isaac Ruy (egresso de Direção)
Dramaturgia: Fernanda Suaiden
Assistência de Direção: Malu Frizzo (egressa de Atuação e Direção)
Músicos: Maike Marques e Ju Navarro
Maquiagem: Mirielen Dollvik (egressa de Atuação)
Cenografia: Malu Frizzo e Pablo Azevedo (egresso de Humor)
Figurino: Isaac Ruy
Elenco: Aline Machado (egressa de Atuação), Fernanda Suaiden (egressa de Dramaturgia), Isaac Ruy, Ju Navarro (egressa de Sonoplastia), Malu Frizzo, Maike Marques (egresso de Sonoplastia), Mirielen Dollvik, Pablo Azevedo
Composição e Trilha Original: Maike Marques, Gustavo Rodrigues, Pedro Canales e Ju Navarro
Produção: Trupe ÂNIMA

Notícias | 29/ 03/ 2024