Estudantes egressos da SP Escola de Teatro são premiados na 15ª edição do FENTA, em MG

Publicado em: 31/01/2023 |

Marcos Nascimento e Lua Nucci, estudantes egressos respectivamente dos cursos de Direção e Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro, foram premiados na 15ª edição do Festival Nacional de Teatro de Governador Valadares (FENTA), em Minas Gerais, pelo espetáculo Vírgula – iLtda.

O solo foi apresentado na cerimônia do dia 19 de janeiro de 2023, no Teatro Imaculada, e teve um público de 160 pessoas. Com o sucesso da exibição e com o retorno positivo do público, a produção foi indicada pelos jurados do festival em 8 categorias, levando para casa 6 premiações, sendo uma delas para Marcos Nascimento, como melhor diretor, e outra para Lua Nucci, como melhor cenografia.

Nascimento foi convidado pela intérprete Jéssica Alves para participar do projeto, que foi contemplado pelo PROAC 10/2021, e desenvolveu um trabalho na sala de ensaio pautado na jornada da máscara neutra e na criação de procedimentos que interseccionam a dança flamenca e o teatro físico. A dramaturgia foi conjuntamente criada entre direção e intérprete e com a sensibilidade dos dois, o resultado reflete a pesquisa da artista como palhaça flamenca.

Paloma Alecrim, estudante da SP Escola de Teatro, é diagnosticada com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA); saiba como apoiá-la!

Lua assinou a cenografia e os adereços levando em conta o objetivo da composição de transcender a atmosfera do espetáculo numa transposição sintética e poética do mundo do trabalho.

“Aprendi na SP Escola de Teatro esse acordo entre as áreas de Direção e de Cenografia e como foi muito bem feito, ganhamos por isso também”, conta o egresso.

O ensino da SP Escola de Teatro converge sempre para a interdisciplinaridade do campo artístico contemporâneo por meio de pensamento e investigação prática. Especificamente a área de Direção é voltada à preparação e à instrumentalização para o fazer teatral, enfatizando a visão crítica e ampla sobre a sociedade e as possibilidades da encenação contemporânea. Oferece, assim, caminhos criativos e teóricos para que os encenadores saibam lidar com todos os âmbitos da cena teatral.

Confira as outras categorias nomeadas:

Melhor Espetáculo (Palco) – premiado
Melhor Figurino
Melhor Trilha Sonora
Melhor Iluminação – premiado
Melhor Atriz – premiado
Melhor Espetáculo de Palhaçaria (Júri Popular) – premiado

Sinopse:
A peça teatral tem como protagonista a palhaça Vírgula, interpretada por Jéssica Alves, que em seu primeiro espetáculo solo vivencia a história de uma mulher em um dia de trabalho no escritório. O desconforto e o tédio da rotina não a impedem de distrair-se e interagindo com a plateia, leva o público a passeios fictícios por diferentes mundos. A trama coloca em cena o jogo da negociação entre a imaginação da personagem e a sua concentração no trabalho. Por momentos, ela pode até esquecer que precisa ser objetiva, produtiva e discreta no trabalho, mas as horas passam e a distraída precisa terminar toda a papelada até o final do expediente.

Notícias | 26/ 04/ 2024

Notícias | 26/ 04/ 2024