Texto “Cupcake”, de Elder Torres, abre o SP Dramaturgias em 2016

Publicado em: 02/03/2016 |

Sabe quando temos de lidar com uma pessoa da qual não gostamos muito? E aí fazemos um sorrisinho amarelo para tudo que ela diz, apenas para manter a relação superficialmente numa boa? Foi a partir deste sentimento — a tolerância — que Elder Torres, aprendiz do Curso Regular de Dramaturgia da SP Escola de Teatro, escreveu “Cupcake”.

O texto abre a programação do SP Dramaturgias em 2016. Promovido pela Escola, o projeto apresenta leituras dramáticas de textos inéditos escritos por autores contemporâneos. Gratuito e aberto ao público, o evento ocorre na terça-feira (8), às 20h, na sede da Instituição na praça Roosevelt.

No enredo de “Cupcake”, Tetê se compromete a levar os bolinhos que dão nome ao texto para a festa de um ano de sua única sobrinha, filha de sua irmã Anna. No dia da comemoração — que coincide com o dia do aniversário de Tetê — ela decide falhar no compromisso. Enquanto Anna fica na expectativa, o marido de Tetê tenta convencer a esposa a preparar os cupcakes.

A trama parece simples, mas vai muito além do que parece. “‘Cupcake’ é uma obra sobre pessoas cujas relações são regidas por uma espécie de ‘tolerância’”, diz Torres. “Nesse sentido, tolerância é remoer continuamente rancores em nome de uma convivência forçada e falsamente harmônica.” O autor resume o texto com uma de suas falas: “Tolerar é odiar com educação”.

A semente do texto foi plantada no primeiro semestre de 2014, quando ele escreveu “O que Acontece Enquanto Você Compra Sabão em Pó”. Na dramaturgia, situações corriqueiras, como ir ao banheiro ou passar as compras no caixa do supermercado, expunham conflitos impulsionados por acontecimentos anteriores. “Esse exercício foi o que me motivou a escrever ‘Cupcake’”, diz o autor. “No novo texto, tudo se dá a partir da decisão de levar ou não bolinhos para uma festa. A pequena ação expõe a estrutura das relações da família.”

Para Torres, o Curso Regular de Dramaturgia contribuiu no aprimoramento de seu trabalho por tê-lo tornado mais atento. “Estou mais focado nas questões éticas, técnicas e estéticas no processo de produção de qualquer coisa que escrevo”, afirma.

Orientação: Cecilia Bilanski
Direção: Daniele Veiga
Elenco: Caio Franco, Carol Rainatto, Manuella Alves, Rafael Rodrigues e Vinicius Bernardo
Sonoplastia: Renato Navarro