Teatro na Ucrânia reabre em meio a conflito e ingressos para peça se esgotam, emocionando os artistas

Publicado em: 09/06/2022 |

Foto: Divulgação

O teatro encanta a todas, todes e todos ao redor do mundo e em momentos de conflitos, guerra e medo, ele se torna ainda mais fundamental na vida das sociedades, como um respiro de esperança em meio ao caos.

Foi isso que aconteceu nesta semana em Kiev, capital da Ucrânia, país que foi invadido pela Rússia no final de fevereiro.

Após meses com todas as atividades culturais paradas, o teatro foi um dos primeiros a retomar os trabalhos, juntamente com o cinema e a Ópera Nacional.

A Golondrina, premiado espetáculo que remonta crime de homofobia nos EUA, está em cartaz na Zona Leste

Segundo a agência de notícias internacionais Associated Press, O Theatre on Podil, importante centro de artes do palco da cidade, reabriu as portas no início da semana e a peça em cartaz teve seus ingressos esgotados para todas as sessões disponíveis.

“Estávamos imaginando como seria, se os espectadores viriam durante a guerra, se eles pensam em teatro, se ainda tem algum interesse. Ficamos felizes que as três primeiras peças estavam esgotadas,” comentou o ator Yuriy Felipenko.

De acordo com a AP, os espetáculos foram realizados com um número menor de atores em cena.

Itaú Cultural abre edital artístico para artistas e pesquisadores com deficiência

“A decisão de atuar em meio a uma guerra foi levada muito a sério por todos nós atores e pelos outros artistas envolvidos no projeto, como cenógrafos e iluminadores”, afirmou o também ator Kostya Tomlyak.

Ele disse que no início hesitou em se apresentar e ficou receoso se os espectadores apareceriam. Todavia, ao perceber o aumento do fluxo de pessoas voltando à Kiev com a diminuição dos ataques, Tomlyak se convenceu de que deveria voltar aos palcos em respeito ao público, que compareceu em peso.

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia

Notícias | 24/ 04/ 2024

“Ainda Dá Tempo”, traz discussão sobre relacionamento e passagem de tempo no palco do Teatro Uol