EN | ES

A Golondrina, premiado espetáculo que remonta crime de homofobia nos EUA, está em cartaz na Zona Leste

Publicado em: 08/06/2022 |

Todas as sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h, até o dia 31 de julho, o espetáculo A Golondrina estará em cartaz no Teatro Fernando Torres, localizado no Tatuapé, zona leste paulistana. A narrativa é inspirada no ataque terrorista homofóbico ao Bar Pulse que aconteceu em Orlando, nos Estados Unidos, em 2016, e deixou 49 vítimas. Dentre diversos assuntos, a história tematiza os limites do preconceito, ódio e insensatez humana. Os ingressos podem ser adquiridos pelo sympla do evento ou diretamente na bilheteria física.

Itaú Cultural abre edital artístico para artistas e pesquisadores com deficiência

Agora apresentada no Brasil, A Golondrina já havia passado pelos palcos da Espanha, Grécia, Porto Rico, Peru, Uruguai, Inglaterra, entres outros países. Escrita pelo autor argentino Guillem Clua, a dramaturgia foi vencedora de prêmios importantes como o MAX 2019, o Off West End London Theater Award 2017, em Londres, e o Queer Theater 2018, em Atenas. Para o diretor da versão nacional da montagem, Gabriel Fontes Paiva, Guillem é um dos dramaturgos mais influentes da atualidade e, nesse texto, seu trabalho transborda uma originalidade que toca e emociona o público:

“Ele me impressionou muito porque tem uma escrita eficiente, objetiva e surpreendente; consegue prender a atenção o tempo todo com maestria. Fiquei muito feliz com o convite dos produtores Ronaldo Diaféria, Tania Bondezan e Odilon Wagner para dirigir essa peça maravilhosa. Tania é uma atriz intensa, madura, cheia de talentos e Luciano é um ator extremamente sensível e dedicado”.

Saori Tanno, artista egressa da SP, é uma das dramaturgas de curta de humor sobre vivências periféricas

Tania interpreta uma das protagonistas do espetáculo, Amélia, uma professora de canto que foi uma das sobreviventes desse trágico ataque homofóbico ao bar. A artista é vencedora do prêmio Shell 2019 por sua atuação na peça e também é tradutora do texto. Em seu depoimento à imprensa, ela explica como têm sido a experiência de construir esse projeto:

” A obra me encantou de tal maneira que, enquanto lia o texto pela primeira vez, parecia que aquelas palavras cabiam na minha boca, como se eu tivesse vivido tudo aquilo. Foi amor à primeira vista. Minha personagem Amélia, que, por coincidência, é o nome da minha mãe, é uma mulher severa e sofrida, sobrevivente de uma tragédia. A vida foi mais generosa comigo, mas somos ambas mães que amam e protegem suas crias, que tentam acertar e carregam culpa o tempo todo, o que nos aproxima. Representá-la é um exercício de mergulhar nas minhas emoções”.

Série Teatro de Grupo em São Paulo: conheça a cia Carcaça de Poéticas Negras

A atriz comenta que o texto é muito respeitado no cenário internacional e busca dialogar bastante com a contemporaneidade, trazendo temas frequentemente pautados na sociedade atual, como diversidade, aceitação e liberdade. Para o ator Luciano Andrey, o mote do espetáculo também é muito geral, passível de atingir múltiplas realidades:

“Essa história poderia se passar em qualquer grande cidade do mundo. Os temas que ele trata – sem maniqueísmos – são absolutamente pertinentes ao momento atual. Expõe o ponto de vista completamente distinto de dois personagens sobre determinado fato, mas sem julgamentos. Ambos têm razão em suas questões. Ao invés de assumir a posição de um deles, o autor propõe uma reflexão sobre a nossa capacidade de se colocar no lugar do outro e sermos empáticos, que acredito ser a chave para as mazelas humanas”.




Relacionadas:

Notícias | 23/ 04/ 2024

Cia Asfalto de Poesia estreia espetáculo de teatro adulto “Pequeno Circo das Atrapalhadas”

SAIBA MAIS

Notícias | 23/ 04/ 2024

Inscreva-se na oficina gratuita de atuação “Corpo e Identidade na Cena”

SAIBA MAIS

Notícias | 22/ 04/ 2024

Clã do Jabuti apresenta “Noite de Brinquedo no Terreiro de Yayá”

SAIBA MAIS