TBT: Relembre a semana de aula inaugural do curso técnico do 1º semestre de 2019. Zeca Baleiro e outros artistas participaram; confira!

Publicado em: 10/03/2022 |

Foto: Andre Stefano

Há três anos, de 2 a 8 de fevereiro de 2019, aconteceu na SP Escola de Teatro a semana inaugural do 1º semestre do curso técnico em teatro, que foi muito especial. Naquele momento, os estudantes puderam ter uma experiência completamente presencial, ainda sem a ameaça da COVID-19. Hoje, com a pandemia arrefecendo, as duas sedes da SP voltam a contar com os alunos presenciais, muito empolgados em iniciar o 1º semestre de 2022 em modelo presencial e conhecer a experiência em sala de aula similar que seus colegas vivenciaram anos atrás.

Estudantes do curso técnico participam de encontros sobre poética de rua com artistas pedagogos expoentes da área

Naquele período em 2019, o material de estudo escolhido para ser estudado foi “faz de conta na infância: O imaginário nos jogos teatrais”. Tendo esse tema como base norteadora dos debates teóricos e dos desenvolvimentos dos experimentos cênicos criados pelos grupos de estudo, os estudantes puderam aprender muito da área na prática, propriamente fazendo encenação. Para isso, as investigações cênicas utilizaram como parâmetro a pesquisa da teatróloga e professora da USP Ingrid Koudela!

Referência da área, a pesquisadora falou do assunto com propriedade e para isso retomou muito da obra de Viola Spolin, uma das grandes pensadoras do sistema de jogos teatrais. Tal campo de atuação possui um extenso escopo que pode ser amplamente aproveitado no trabalho pedagógico com crianças e adolescentes.

Estão abertas as inscrições para o Dia Mundial da Criatividade em São Paulo; Saiba como participar

A aula inaugural daquele semestre também foi única! Naquele início de semestre, a SP deu as boas-vindas a seus ingressantes com a presença de ninguém menos que o cantor e compositor Zeca Baleiro. Nesse encontro, o artista conversou com estudantes, coordenadores e professores sobre a influência do imaginário infantil e popular em seu processo criativo. Zeca citou os circos mambembes e personagens de rua como referências principais de seus trabalhos como músico. Ele explicou como a sua infância no interior do Maranhão (a qual foi recheado de cantigas de roda, brincadeiras na rua e histórias de assombração) influenciaram seu processo de formação.

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo

Notícias | 28/ 03/ 2024

Fernando Vilela dirige montagem de Bash, do estadunidense Neil LaBute, que estreia no dia 13 de abril no Espaço Elevador