Estão abertas as inscrições para o Dia Mundial da Criatividade em São Paulo; Saiba como participar

Publicado em: 09/03/2022 |

Até o dia 18 de março, sexta-feira, estão abertas as inscrições para realizar atividades artísticas no Dia Mundial da Criatividade/World Creativity Day, festival colaborativo que será nos dias 20, 21 e 22 de abril e acontecerá simultaneamente em dezenas de cidades ao redor do mundo. Para se candidatar basta acessar o site (LINK) e os projetos devem estar alinhados com o tema deste ano, que é ‘Celebrar a vida’.

Estão abertas as inscrições para o curso online e gratuito “Construtividade Narrativa: Uma Abordagem Prática”, com Mauricio Paroni

Tal temática tem relação com o duro processo de seguir em frente após dois anos de isolamento e pandemia, em prol de construir um futuro e uma realidade mais justa, colaborativa, diversa e igualitária. As atividades também deverão seguir o lema ‘criatividade e inovação’, buscando mostrar que qualquer área pode ser inovadora, não apenas os campos e empresas que trabalham diretamente com tecnologia.

Curso online e gratuito | Construtividade Narrativa: Uma Abordagem Prática

Um pensamento inovador nas obras de um artista é libertador ainda mais quando combinado a criatividade, característica inerente ao ser humano e essencial à arte. Para concepção das atividades é interessante pensar como a criatividade pode ser aplicada em várias escalas e em diferentes áreas. O festival será híbrido, algumas apresentações serão digitais e outras presenciais. Apesar de poderem ocorrer ao ar livre ou em locais fechados, haverá limitação de público e ocupação de espaços de acordo com o momento da pandemia na data.

Outra oportunidade legal da iniciativa é que você pode se inscrever como voluntário e ajudar na organização do evento. Para se inscrever é necessário acessar o site oficial do evento ou mandar um e-mail para [email protected]. Quem deseja ser parceiro e patrocinador, aliando sua marca a comemoração e viabilizando as atividades, também pode entrar em contato via e-mail.

1° dia de aula do curso técnico em teatro na SP emociona estudantes e professores em retomada presencial; confira!

Esta edição, em São Paulo, terá como parceiros a SP Escola de Teatro, o Cine Satyros Bijou e a plataforma A Vida no Centro, uma iniciativa multimídia de inovação social e urbanismo que oferece informações, dicas e análises sobre a vida cotidiana, serviços e agenda cultural dos bairros centrais da capital paulista. Este é um festival colaborativo, ou seja, ele é realizado, organizado e têm sua programação montada por meio do trabalho conjunto de múltiplos voluntários e parceiros. As atividades geram em torno de quatro eixos principais que são: emoções, diversidade, aprendizagem e sustentabilidade. As atrações são as mais diversas vão desde debates, palestras e espetáculos, até aulas de jardinagem e afins.

Denize Bacoccina e Clayton Melo, fundadores do projeto, afirmam que: “Entendemos que a inovação pode estar em qualquer lugar, por isso a programação é bem ampla e depende da criatividade de cada proponente. A inovação e a criatividade são potencializadas pela colaboração e a inteligência coletiva. E o papel do festival é facilitar esse processo, conectando as mentes criativas e estimulando novas ideias e comportamentos”.

São três os espaços reservados para concentrar as ações do Dia Mundial da Criatividade: No dia 20, será no Learning Villa, hub de inovação e tecnologia com foco em educação e desenvolvimento de pessoas, na Vila Madalena. No dia 21, será na Praça Roosevelt, parte da programação será na SP Escola de Teatro e no Cine Satyros Bijou que ficam na região. No dia 22, as ações serão no Ecoe Coworking, na Santa Cecília.

World Creativity Day

É uma iniciativa da World Creativity Organization, uma organização que difunde a marca que nomeia o evento, o qual atua em todo mundo procurando conscientizar, elucidando o valor da criatividade. Para isso, a criatividade é colocada como um veículo que resolução de problemas e um dos principais instrumentos para o desenvolvimento social, tecnológico e econômico da sociedade contemporânea.

São reunidos educadores, empreendedores criativos, líderes empresariais, tecnólogos, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas ​​em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social.

O World Creativity Day respondeu aos pedidos do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre a Resolução 71/284 para chamar a atenção sobre a designação de 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação para todos os Estados Membros, organizações do sistema das Nações Unidas e outros organismos internacionais e internacionais. Organizações regionais, bem como a sociedade civil, incluindo organizações não-governamentais e indivíduos.

A Vida no Centro

Fundada em 2017, a Vida no Centro é uma plataforma de inovação social e experiências urbanas a partir do Centro de São. Foi finalista do Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2020, uma das mais prestigiadas e importantes premiações do setor cultural. O projeto atua por meio de um portal, projetos de conteúdo para marcas (webséries, podcasts e newsletter, entre outros formatos), eventos (debates e culturais), palestras e workshops de inovação para empresas sobre comportamento urbano e experiências no Centro de São Paulo. Também é responsável pelo Festival A Vida no Centro, evento de inovação urbana e cultura com shows, tours históricos e arquitetônicos, feira criativa e debates (edições 2019 e 2020).

Notícias | 28/ 03/ 2024

Peça “Um Lugar Chamado Amor” estreia em 5 de abril na SP Escola de Teatro

Notícias | 27/ 03/ 2024

Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo é celebrado em 27 de março