EN | ES

Estudantes do curso técnico participam de encontros sobre poética de rua com artistas pedagogos expoentes da área

Publicado em: 09/03/2022 |

Nesta quinta-feira, 10, os estudantes do curso técnico da SP Escola de Teatro irão participar de encontros virtuais via zoom com os artistas pedagogos do primeiro semestre de 2022. As temáticas principais que permearão o material de estudo desse período são as Poéticas da Rua, as quais possuem foco tanto no artista de rua, como na cidade, que é o lugar de ocupação/uso desse artista.

Estão abertas as inscrições para o Dia Mundial da Criatividade em São Paulo; Saiba como participar

Nesse semestre os artistas pedagogos estudados são de diferentes regiões do Brasil, o que demonstra a pluralidade e amplitude das pesquisas empreendidas na SP. Para os estudantes do módulo Verde, o primeiro encontro será das 10h30 às 12h00 e conta com a presença de Silvia Ramos Bezerra, que é doutora em Ciências da Comunicação pela ECA (USP), pesquisadora especialista em comunicação, política, ciberativismo e cultura popular; e Efigênia Rolim, que é artista popular, escultora, poeta, contadora de história e estilista, além disso, ela é conhecida como a Rainha do Papel, pois suas esculturas aproveitam papéis de bala. Atualmente seu trabalho tem sido tema de discussão de muitas produções acadêmicas dos cursos de Artes Visuais e Antropologia.

Martha Katsaridou, atriz e doutora pela Αristotle University of Thessaloniki, na Grécia, realiza palestra sobre a aplicação do teatro como forma de intervenção escolar em comunidades ciganas

Já para os estudantes do Módulo Azul, o encontro será mais tarde, das 15h30 às 17h30, e os artistas convidados são Maria Thereza Azevedo, pesquisadora associada no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea-ECCO (Mestrado e Doutorado) e Líder do Grupo de Pesquisa: Artes Hibridas, intersecções, contaminações, transversalidades, e Hélio Leittes, que é poeta, performer e bottom-maker. Ele trabalha com uma ampla gama de objetos do dia a dia, como caixinhas de fósforo, botões, rolhas, latas, madeira e restos de material entalhado que, por suas mãos, transformam-se em personagens que contam histórias, prendendo a atenção de crianças e adultos.

Poética de Rua

No último sábado, 5, na aula inaugural do semestre, os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar e descobrir um pouco sobre o que é a poética de rua. Na conversa entre Marici Salomão, coordenadora do curso de pedagogia, e Tânia Farias, atriz e encenadora, foi possível destacar que o assunto engloba implicitamente muitos outros temas que permeiam o teatro e a educação brasileira, como o acesso a ambos por meio de instituições públicas e de como é importante a entrada gratuita a eles para o desenvolvimento da cultura e da democracia.

Além disso, pode-se destacar um pouco do que a pesquisadora e artista Tânia Farias explicou sobre a arte de fazer teatro nesse espaço público. Sendo a rua de todos e ocupada por todos, fazer teatro na rua é essencialmente uma questão política, isso porque atualmente quem vai ao teatro ainda é uma menor camada da sociedade, já na rua, esse público se amplia e se diversifica. Os artistas vão para um lugar que não é protegido e essa exposição significa muitas coisas e requer um intenso estudo e pesquisa.




Relacionadas:

Notícias | 24/ 04/ 2024

“Ainda Dá Tempo”, traz discussão sobre relacionamento e passagem de tempo no palco do Teatro Uol

SAIBA MAIS

Notícias | 24/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro se despede de Sérgio Campanelli

SAIBA MAIS

Notícias | 24/ 04/ 2024

Sesc Belenzinho apresenta “Elefante”, espetáculo que reflete sobre o envelhecimento

SAIBA MAIS