SP Escola de Teatro recebe quatro eventos da Virada Educação neste sábado (19)

Publicado em: 15/09/2015 |

A Virada Educação está quase aí: ocorre nos dias 19 e 26 de setembro. A SP Escola de Teatro — Centro de Formação das Artes do Palco faz parceria com o evento e recebe, na sede Roosevelt, no dia 19, quatro de suas atrações.

Das 10h às 11h30, a oficina Reconstruindo os papéis de gênero nas histórias questiona como o assunto é tratado nos contos de fadas, narrativas populares, livros, séries e filmes. No final, os participantes constroem juntos uma história na qual os personagens atuam de forma mais realista e equilibrada do ponto de vista do gênero.

O filme “A negra de…”, do cineasta senegalês Ousmane Sembene, também integra a programação e será exibido das 11h às 13h. A exploração física e psicológica da mulher negra, que se manteve desde a colonização da África até hoje, é o tema abordado no longa. Depois da exibição, rola um bate-papo sobre o assunto.

Das 14h às 16h, a recepcionista da SP Escola de Teatro, Renata Perón, encontra Anna Haddad, Ana Paula de Campos, Luís Arruda e Majú Giorgi para a Roda de conversa sobre gênero na Educação. A motivação do papo vem de um fato recente: a votação do Plano Municipal de Educação da cidade de São Paulo, que foi aprovado sem a inclusão da questão de gênero no material didático. Como, então, professores e educadores devem abordar o assunto?

E, como não poderia deixar de ser, a programação da Virada Educação na SP Escola de Teatro é encerrada com uma peça. “Sonho de uma noite de verão”, texto de William Shakespeare, ganha versão do projeto Teatrando para Incluir e Conscientizar. O elenco tem 30 atores, sendo formado por pessoas com deficiência intelectual assistidos da Associação para Desenvolvimento, Educação e Recuperação do Excepcional (Adere) e por jovens em situação de vulnerabilidade social da Escola Estadual João Amos Comenius.

A Virada
A Virada Educação é um projeto sobre provocar novas experiências para se conectar a um território, que percebe o aprender e o ensinar espalhados por todos os lugares, envolvendo escolas e outros espaços no entorno.

Este ano, o evento de celebração será realizado no dia 19 de setembro para comemorar os 94 anos de nascimento do educador Paulo Freire, considerado o Patrono da Educação Brasileira.  Sua pedagogia de autonomia, segundo a qual “quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender”, inspirou a SP Escola de Teatro em seu Aporte Teórico.

Além da ação no centro de São Paulo, a partir desta edição outras viradas serão realizadas por grupos independentes em parceria com o Movimento Entusiasmo. Já integram essa rede os bairros paulistanos do Alto do Ipiranga e do Bixiga e as cidades de Águas de Lindoia (SP), Santo André (SP), São Bernardo (SP), Guarulhos (SP), Salvador (BA), Macapá (AP), Joinville (SC), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).

Agenda | 20/ 03/ 2020

Diretor da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral encena peça ao vivo no Instagram

Agenda | 05/ 03/ 2020

Confira a programação teatral do fim de semana da Roosevelt