SP Escola de Teatro recebe evento em homenagem a Alberto Guzik

Publicado em: 07/06/2016 |

Um dos fundadores da SP Escola de Teatro, Alberto Guzik faria 72 anos nesta quinta-feira, 9 de junho. Para marcar a data, a Instituição recebe um evento em homenagem a este grande homem do teatro, que foi ator, diretor, professor e crítico.

O evento começa com a apresentação da peça “Os Dias e as Horas”, do Núcleo de Experimentação dos Satyros. O espetáculo, que leva o nome do antigo blog de Guzik, é baseado na publicação. Com direção de Eduardo Chagas, a montagem revela alguns episódios dos quatro últimos anos da vida do ator, principalmente sobre sua rotina n’Os Satyros.

No palco, o farto elenco aborda a perseguição à família judia de Guzik durante a Segunda Guerra Mundial, a relação do artista com a cidade de São Paulo e como ele usava a arte como uma forma de combater a melancolia.

Depois da apresentação, o público vê um trecho do documentário “Os Satyros”, de Evaldo Mocarzel. Exibido apenas uma vez em 2014, no Itaú Cultural, o filme faz parte de uma trilogia que o diretor preparou sobre a companhia, que inclui os títulos “Cuba Libre” e “Vila Verde”. Na ocasião, o público vê falas do diretor Rodolfo García Vázquez sobre Guzik, além de um depoimento do próprio homenageado.

Guzik fez parte da gestação da SP Escola de Teatro, processo que durou cinco anos. Dias antes da inaugurção da Instituição, ele foi operado e não saiu mais do hospital. Ele assumiria a coordenação pedagógica do projeto. Hoje, seu blog é republicado em um novo endereço e Guzik empresta seu nome à revista A[L]BERTO, publicação da Escola que tem nove edições e consta nas bibliotecas de grandes universidades estrangeiras, como a de Harvard.

Homenagem a Alberto Guzik
SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt – Sala R1
Praça Roosevelt, 210, metrô República, 3775-8600
Quinta-feira, 9 de junho, 20h