SP Escola de Teatro oferece aulas de português gratuitas para imigrantes e refugiados

Publicado em: 05/07/2022 |

Na próxima terça-feira, 12, das 20h às 22h, o Programa Oportunidades da SP Escola de Teatro realiza a penúltima oficina para imigrantes e refugiados com mais de 18 anos e com interesse em aprender e desenvolver suas habilidades na Língua Portuguesa. Desde o início do semestre as aulas estão sendo orientadas por João Martins, mestre em Antropologia Social pela UFSC e colaborador da Instituição como analista de projetos, com o auxílio de estudantes da SP. O projeto conta com vagas abertas as duas últimas aulas (12 e 26 de julho, terças-feiras). Interessados devem encontrar em contato pelo telefone do programa: 11 97193-8566.

SP Escola de Teatro promove oficinas de Circo e Hip Hop na Fundação Casa do Brás; saiba mais

O SP Oficinas de Língua Portuguesa é uma atividade que consiste na promoção de um curso de conversação do português exclusivamente e especialmente desenvolvido para imigrantes e refugiados que não têm o idioma como a língua materna. Conhecer a língua majoritária de um país não é apenas fundamental no processo de inclusão, mas também configura um direito dos imigrantes.

Fernanda Marx emociona público com sucessos da música brasileira em show exclusivo na sede Roosevelt da SP; confira como foi!

Segundo estudiosos, uma das maiores dificuldades encontradas no período de adaptação a nova cultura é o processo de aprendizado do idioma, portanto justifica-se a necessidade da criação de programas específicos de ensino do português para esse público. Nesse contexto, a SP articula a relação entre teatro e aprendizagem/ensino para desenvolver o curso, para promover atividades lúdicas, como jogos teatrais. Num depoimento à equipe de comunicação da escola, o professor João Martins explicou mais sobre a pedagogia e as pretensões do projeto:

“A ideia é juntar a arte educação, os jogos teatrais e o método do educador, filósofo e pensador Paulo Freire. Trabalhar as oficinas por meio da corporalidade e do lúdico, com aproximação da cultura brasileira, expressa em gírias, expressões idiomáticas, ditados populares.”

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia

Notícias | 24/ 04/ 2024

“Ainda Dá Tempo”, traz discussão sobre relacionamento e passagem de tempo no palco do Teatro Uol