EN | ES

SP Escola de Teatro fecha importante parceria com a Universidade de Gdańsk, da Polônia

Publicado em: 10/08/2022 |

Universidade de Gdańsk, na Polônia.

Na última terça-feira, 9, a Associação Artistas Amigos da Praça (ADAAP), gestora da SP Escola de Teatro, fechou uma parceria importante com a Universidade de Gdańsk, da Polônia. A iniciativa busca encorajar e incentivar os estudantes de ambas instituições a trocarem experiências, estudos e pesquisas, além de promover intercâmbios e facilitar a organização de atividades como workshops, cursos, festivais e conferências acadêmicas entre as duas organizações.

Confira como foi a oficina de Circo oferecida por estudantes da SP Escola de Teatro na Fundação Casa do Brás

A ação, que foi encabeçada pelo setor de Relações Internacionais da Instituição, buscou cultivar e fortalecer a cooperação de longa data que a escola tem com a Polônia e com a Universidade de Gdańsk, a qual faz parte do combo de iniciativas que procuram situar e ampliar a correspondência da SP com o mundo.

Nesse sentido, durante o primeiro semestre de 2022, a Instituição realizou múltiplas atividades internacionais, fortificando e estreitando vínculos com diversos países europeus e latino-americanos. Um dos projetos foi o workshop Um Beckett Colaborativo, que aconteceu em junho e foi ministrado por Tomasz Wiśniewski e Martin Blaszk, ambos professores da Universidade polonesa e especialistas em Samuel Beckett. A oficina foi um marco importante e deu aos estudantes e participantes a oportunidade de praticar suas habilidades vocais, de desenho e de movimento em colaboração com outras pessoas.

SP Escola de Teatro abre inscrições para o curso de extensão Corpo, Palavra e Espaço, com Carmen Jorge; saiba mais

Ivam Cabral, diretor executivo da SP, relembrou um pouco dos projetos construídos ao longo dos anos e que foram fruto da parceria da escola com o país europeu:

“O Brasil tem essa relação histórica com a Polônia, dos vários encenadores que vieram para cá e introduziram linguagens e perspectivas. E a SP Escola de Teatro também: mantemos contatos com várias universidades desde 2013; em 2014 dois estudantes nossos fizeram um intercâmbio no Teatr Fredry, em Gniezno, em que dirigiram o espetáculo ‘Confissões de um Masoquista’, com o elenco profissional do teatro, peça que foi premiada por lá, além de muitas outras ações”.

Marcio Aquiles, coordenador do setor de Relações Internacionais, conta que colaborações como essa são essenciais para o enriquecimento acadêmico dos aprendizes e explica os objetivos principais de projetos como esse:

“Aprofundamos as relações institucionais, de modo a estabelecer esse protocolo para contribuição em pesquisas pedagógicas e artísticas”.

Processo Seletivo 2/2022: Confira os aprovados na 2ª chamada para turmas do 2º semestre de 2022

Projetos Internacionais – SP Escola de Teatro

Desde o início de suas atividades, em 2010, a SP Escola de Teatro — Centro de Formação das Artes do Palco mantém relações com universidades, teatros e associações estrangeiras, em projetos que envolvem residências artísticas, pesquisa e intercâmbios de estudantes e docentes.

Responsável pelo planejamento e organização das parcerias com as instituições estrangeiras, o setor de Projetos Internacionais gerencia os programas de colaboração e os intercâmbios de docentes e estudantes que vêm ao Brasil ou que partem para outros países a fim de ampliar conhecimentos.

Ao longo dos últimos anos, foram estabelecidos protocolos, convênios e parcerias de diversos tipos com escolas e profissionais de quase 30 países, como Suécia, Finlândia, Alemanha, Inglaterra, Polônia, Portugal, Bolívia, Cuba e Cabo Verde.

Atualmente (2022), os principais projetos internacionais da SP Escola de Teatro em andamento são:

· Alexandria Nova (norte da Europa)
Rede de universidades europeias para pesquisa em direção teatral. Os estudantes da SP Escola de Teatro participam de encontros virtuais com artistas, alunos e professores de faculdades de Alemanha, Lituânia, Islândia, Noruega, Suécia e Finlândia. A escola brasileira é a única instituição de fora da Europa no mundo a ser convidada.

· Artes Performativas e Sociedade (APS) – Rede Ibero-Americana de Investigação e Criação

Iniciativa criada em parceria com o Centro de Estudos Arnaldo Araújo (Portugal), ao lado universidades de 15 países, com intuito de estimular a produção e o registro de práticas performativas, com vistas à organização de dossiers e colóquios internacionais, envolvendo a relação entre investigação científica, criação artística e sociedade.

· Hochschule für Schauspielkunst Ernst Busch (Alemanha)
Em maio de 2022, dois estudantes da SP Escola de Teatro participaram de intercâmbio na renomada universidade de Berlim. Para o segundo semestre, dois alunos da instituição alemã estão no Brasil para frequentar o Curso Técnico, na linha de estudo de Direção.




Relacionadas:

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose

SAIBA MAIS

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 18/ 04/ 2024

Ausculta Coletiva, coletivo formado por egressos da SP Escola de Teatro, estreia “Sobre Ausências Paternas”

SAIBA MAIS