SP Escola de Teatro

Cine Bijou, com apoio da SP Escola de Teatro, fecha parceira com Fundação Casa para exibição do filme Medida Provisória para 75 jovens

No mês de julho, acontece a exibição do filme Medida Provisória, uma das maiores bilheterias nacionais de 2022, para 75 jovens que cumprem medida socioeducativa de internação na Fundação Casa. A ação é fruto de uma parceria entre a entidade, o Cine Satyros Bijou e a SP Escola de Teatro. Um dos objetivos do projeto é incluir os adolescentes no cenário cultural brasileiro, buscando também fomentar neles um interesse pela área artística.

SP Música: atriz e cantora Letícia Soares faz show tributo a grande dama do jazz Ella Fitzgerald, na sede Roosevelt da instituição

Dirigido por Lázaro Ramos, Medida Provisória é uma adaptação da peça teatral Namíbia, Não!, escrita por Aldri Anunciação. A história da trama é ambientada num Brasil distópico, no qual é proposta uma ‘medida provisória’ que sugere à população negra voltar à África, para que essas pessoas se reconectem com suas raízes. No entanto, na realidade, tal medida acaba se mostrando compulsória, revelando o desejo oculto e racista de uma política de ‘higienização social’ disfarçada de reparação histórica. Nesse sentido, o público acompanha a resistência e luta do casal Antônio (Alfred Enoch) e Capitu (Taís Araújo), e de seu amigo André (Seu Jorge), contra os esforços do governo em efetivar a medida. Assim, o filme propõe reflexões sociais acerca de temas atuais e urgentes para nossa realidade.

Biblioteca SP: Conheça quatro escritores indígenas, cujas obras estão disponíveis no acervo da instituição!

Em 2022, o Programa Oportunidades, em parceria com outros setores da instituição tem promovido ações afim que dialoguem não apenas com o território entorno das unidades Roosevelt e Brás da SP Escola de Teatro, como também espaços culturais, escolas e instituições diversas da cidade de São Paulo. O programa tem estabelecido relações com algumas organizações com o objetivo de realizar oficinas e atividades diversas que incentivem o exercício artístico. Nesse quadro, no mês de julho, a Fundação Casa do Brás receberá oficinas gratuitas de Circo e Hip Hop, que serão ministradas por estudantes da SP, a iniciativa pretende expandir os horizontes e mostrar novas possibilidades para os meninos que integram a Fundação.

Workshop gratuito e presencial | Da Interpretação a Performação: Estudos Sobre a Contemporaneidade Cênica

Nesse contexto, João Martins, analista de projetos do Programa Oportunidades da SP, setor que participa da ação, explica a importância da iniciativa:

“Essa parceria com o Cine Bijou é muito relevante para a Escola. No trabalho de se articular com o território, entramos em contato com a Fundação e, a partir daí, construímos projetos e atividades para estreitar laços e com o intuito de realizar um trabalho artístico duradouro com os jovens de lá. Portanto, a exibição do filme no Bijou será muito significativa, pois possibilitará aos jovens, que cumprem pena, acesso às produções audiovisuais da atualidade e também ao circuito cultural da cidade. Estamos muitos felizes com a parceria!”