Solo de palhaçaria “Vírgula iLtda.” estreia no Espaço Parlapatões em 31/5

Publicado em: 31/05/2023 | por: Guilherme Dearo

Imagem colorida de atriz palhaça em cena, na peça Vírgula iLtda.

Cena do solo teatral “Vírgula iLtda.”, com apresentação em 2023 no Espaço Parlapatões. | Foto: Divulgação/Matheus Polimeno

De 31 de maio a 14 de junho, fica em cartaz no Espaço Parlapatões o espetáculo “Vírgula iLtda.”, que traz solo teatral da palhaça Jéssica Alves.

O solo tem direção de Marcos Nascimento, egresso do curso de Direção da SP Escola de Teatro, e cenografia de Lua Nucci, egressa do curso de Técnicas de Palco.

Em “Vírgula iLtda.”, Vírgula desperta para mais um dia de trabalho. Ela precisa dar conta de toda a papelada até o final do dia. Será possível cumprir esta tarefa? Fechada no escritório, atrás de uma mesa cheia de papéis, e dentro de um uniforme nada confortável, Vírgula revela seu universo ao transitar entre sua imaginação e a concentração no trabalho.

O solo traz, com a graça da mulher palhaça e a força da dança flamenca, reflexões sobre o caráter exploratório do trabalho. Este solo circense coloca tradição e contemporaneidade em diálogo para construir uma proposta em comicidade feminina voltada para o público adulto, mas que é capaz de engajar pessoas de todas as idades e origens.

Lançando mão de técnicas clássicas da palhaçaria, como gags, cascatas, objetos de proporções exageradas e o grammelot, “Vírgula iLtda.” constrói, a partir dos princípios do teatro físico, uma dramaturgia “gesto a gesto”, com forte influência da fisicalidade flamenca. Ao unir esses elementos, a palhaça-dançarina transpõe, de forma poética, a realidade da pessoa trabalhadora.

Sobre os artistas envolvidos

O espetáculo conta com a direção de Marcos Nascimento, pesquisador em teatro físico e máscaras teatrais. A trilha sonora original é feita pelo multi-instrumentista, arranjador e sonoplasta Marcelo Bueno, e integra a linguagem dos desenhos animados à sonoridade da música flamenca. A participação especial de Fernando de Marília, uma das maiores referências da música flamenca no Brasil, permite conhecer o Tarantos, um tipo de canção de trabalho do povo gitano, explorado nas minas das regiões de Almería e Jaen, na Espanha.

A cenografia e adereços foram confeccionados por Lua Nucci, fazendo referência à obra “Desvio para o Vermelho”, de Cildo Meireles. O figurino, criado por Carola Costa, exagera as imposições estéticas que recaem sobre a mulher no ambiente de trabalho. A iluminação de Gabriel Pangonis foi composta a partir das ações físicas da intérprete, potencializando a dramaturgia física trabalhada por Jéssica Alves.

Sobre a peça

Em janeiro deste ano, “Vírgula iLtda.” participou do Festival Nacional de Teatro de Governador Valadares (FENTA). O espetáculo foi indicado em 9 categorias e trouxe 7 prêmios para São Paulo: Melhor espetáculo de palco; Melhor espetáculo de palhaçaria (júri popular); Melhor atriz – Jéssica Alves; Melhor direção – Marcos Nascimento;  Melhor iluminação – desenho de Gabriel Pangonis e operação de Yasmine Rodrigues; Melhor cenário – Lua Nucci; e Melhor maquiagem – Jéssica Alves.

FICHA TÉCNICA

Jéssica Alves | concepção, atuação, dramaturgia e coordenação geral

Marcos Nascimento | direção e dramaturgia

Lua Nucci | cenografia e adereços