Sol Faganello, artista egressa da SP, é destaque em peça inspirada em texto de Strindberg, com estreia em julho

Publicado em: 12/07/2022 |

No próximo sábado, 16, às 21h, acontece a estreia da temporada gratuita da peça Senhora X, Senhorita Y, no Teatro Arthur Azevedo. No espetáculo, Sol Faganello, artista egressa da SP, integra o elenco ao lado de Ana Lopez, para questionar, dentre outras questões, a heteronormatividade feminina. A montagem dialoga com a obra A Mais Forte, clássico de August Strindberg. As apresentações são gratuitas e também acontecem no Teatro Paulo Eiró (dias 23 e 24 de julho) e no Teatro Alfredo Mesquita (dias 30 e 31 de julho).

SP Escola de Teatro e Cine Bijou fecham parceira com Fundação Casa para exibição do filme Medida Provisória para 75 jovens

Com direção e dramaturgia por Silvana Garcia, a peça põe em cena diversas questões muito pautadas na atualidade. São incorporados ao texto do século XIX temas, como o lugar do corpo feminino na contemporaneidade, as questões LGBTQIA+ e algumas das problemáticas trazidas pelo movimento feminista mais recente. Nesse contexto, Sol, que também é produtora da montagem, explica melhor como se deu o processo criativo:

“Escolhemos o clássico como material para montagem justamente para subvertê-lo, abrir as diversas possibilidades em torno do que é ser mulher e dar voz às diversas possibilidades de existências e vivências”.

Nesse sentido, Senhora X, Senhorita Y utiliza a dramaturgia do consagrado autor sueco como mote, de maneira que a situação e o cenário são muito semelhantes ao texto que serviu de inspiração. No enredo, X e Y são duas mulheres que, ao mesmo tempo, são opostas e combinam, portanto, no decorrer do espetáculo ambas trocam constantemente de papéis, atravessando o tempo e revelando ao público reflexões que vão do âmbito individual ao coletivo.

Artistas egressos da SP são destaque no projeto Ciclistas Bonequeiros, que promove espetáculos teatrais itinerantes em diferentes parques de São Paulo

No entanto, conforme pontua Silvana, diretora da peça, o projeto busca enfatizar o teor cômico, buscando trazer um olhar a partir dessa chave humorística:

“Vale dizer que a liga do espetáculo é o humor. Ao contrário do que se imagina, ao invés de apequenar, o riso dá mais dimensão ao problema. Alerta-nos para aquilo contra o qual devemos lutar. O humor é paródico, debochado, irônico, ácido, mas também ingênuo, preservando a simplicidade dos palhaços que apontam os defeitos com malícia e engenho”.

SP Música: atriz e cantora Letícia Soares faz show tributo a grande dama do jazz Ella Fitzgerald, na sede Roosevelt da instituição

A peça celebra os 4 anos de existência do coletivo Damas Produções (Companhia de Mulheres Multiartistas de São Paulo), grupo produtor da montagem que é formado por Ana Paula Lopez, Sol Faganello e Camila Couto. O espetáculo já foi apresentado em muitos teatros paulistas, festivais de cultura, além de ter participado do o Circuito Cultural Paulista pelo interior do Estado e ter sido indicado ao Prêmio Aplauso Brasil na categoria Melhor Dramaturgia. Senhora X, Senhorita Y ganhou ainda uma versão audiovisual, gravada durante o período da pandemia.

SENHORA X, SENHORITA Y

Temporada Presencial Circuito Municipal de Cultura De 16 a 31 de abril, sábado e domingo, 21h e 19h, consecutivamente:

• 16/07 – 21h | 17/07 – 19h no Teatro Arthur Azevedo (Endereço: Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca)
  • 23/07 – 21h | 24/07 – 19h no Teatro Paulo Eiró (Endereço: Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro)
  • 30/07 – 21h | 31/07 – 19h no Teatro Alfredo Mesquita (Endereço: Av. Santos Dumont, 1770 – Santana) Duração – 60 minutos. Recomendado para maiores de 14 anos.

Ingressos Gratuitos: Retirada 1h antes do espetáculo na bilheteria dos teatros. Redes Sociais: @damasproducoes (www.instagram.com/damasproducoes / www.facebook.com/damasproducoes) Site Oficial: https://www.damasproducoes.com/

Sinopse – Sob o pretexto de representar a peça A mais forte, de August Strindberg, duas atrizes e uma performer sonora se lançam em um jogo pelo qual intercambiam diversos papéis, explorando com humor ácido as construções heteronormativas do feminino sugeridas pelo texto. Indo mais longe: elas desafiam o autor sueco pela exposição de um disparador imprevisto: o corpo lésbico reivindicando o protagonismo da cena. O que diria Strindberg disso tudo?

Direção Geral e Dramaturgia – Silvana Garcia.

Elenco – Ana Paula Lopez, Sol Faganello e Camila Couto.

Texto: Silvana Garcia, Ana Paula Lopez e Sol Faganello.

Performance e Dramaturgia Sonora – Camila Couto.

Direção de Movimento – Ana Paula Lopez. Direção de Arte – Sol Faganello.

Iluminação – Sarah Salgado.

Operação de Luz – Givva e Sarah Salgado.

Costureira – Silvana Carvalho.

Arte Gráfica – Sol Faganello e Camila Couto.

Mídias Sociais – Camila Couto. F

otografia do Espetáculo – Maria Fanchin.

Produção e Realização – Damas Produções.

Notícias | 29/ 03/ 2024

Festival de Curitiba cria Mostra Surda de Teatro com ingressos gratuitos

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo