Série Teatro de Grupo em São Paulo: conheça a Cia. Truks

Publicado em: 11/07/2022 |

Foto: Alberto Rocha

Nascida em 1990, a Cia. Truks atua principalmente no teatro infantil e de animação. É referência nesse nicho dentro e fora do Brasil, já tendo recebido mais de 40 indicações, entre prêmios e menções honrosas. Além disso, o grupo também oferece cursos sobre o tema para outras companhias e realiza muitos trabalhos voltados para o público infantil e relacionados a educação e cultura.

A Cia Truks tem duas principais áreas de atuação, a primeira é inspirada na arte tradicional japonesa, nomeada ‘bunraku’, na qual três atores animam, ao mesmo tempo, uma única personagem. A outra técnica envolve a ressignificação e transformação de objetos do cotidiano, que se tornam protagonistas brincalhões dos espetáculos. Nesse contexto, o coletivo explica melhor como funciona cada procedimento:

“Se, por um lado, apresenta-se uma estética refinadíssima de animação de bonecos complexos, que exigem longos períodos de treinamento, por outro, vai ao aparentemente mais simples, ao transformar objetos em criaturas com vida e forte simbologia”.

Workshop gratuito e presencial | Da Interpretação a Performação: Estudos Sobre a Contemporaneidade Cênica

O processo criativo da companhia procura ser atencioso e é fundamentado numa profunda investigação do universo infantil. Nesse contexto, o coletivo explica a importância de suas ferramentas na representação e no diálogo com as crianças:

“Cedo em nossa trajetória, entendemos que possuíamos um instrumento extremamente poderoso de comunicação com os pequenos. Bonecos são naturalmente brinquedos, que estabelecem relação rápida e direta com as crianças.”
O grupo comenta o repertório é construído organicamente, a partir de inquietações, imagens, sensações vivenciadas pelos integrantes da Cia:

“Buscamos falar de forma acessível, poética, divertida e emocionada, do mundo em vivemos e dos problemas que enfrentamos, sem concessões ou tabus. Tratamos de temas sérios para as crianças, mas o fazemos com poesia, ludicidade e delicadeza.”

SP Música: atriz e cantora Letícia Soares faz show tributo a grande dama do jazz Ella Fitzgerald, na sede Roosevelt da instituição

Para a Cia. Truks, o teatro deve ser transgressor e questionar as lógicas de dominação que por vezes são estabelecidas entre crianças e adultos:

“Nosso teatro, como resistência, clama pelas relações respeitosas e afetuosas com os pequenos, para que eles cresçam de forma saudável e crítica em relação ao mundo. Acreditamos em nosso teatro como forte instrumento para uma luta de transformação desses quadros.”

Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro recebe leitura dramática gratuita de Meu Nome é Célia, Estou Morta na próxima terça, 12

Mais infos sobre a Cia. Truks estão no livro Teatro de Grupo, uma publicação do Selo Lucias, braço editorial da ADAAP, associação que gere o projeto da SP Escola de Teatro.

Notícias | 24/ 04/ 2024

Sesc Belenzinho apresenta “Elefante”, espetáculo que reflete sobre o envelhecimento

Notícias | 23/ 04/ 2024

Cia Asfalto de Poesia estreia espetáculo de teatro adulto “Pequeno Circo das Atrapalhadas”