Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro recebe leitura dramática gratuita de Meu Nome é Célia, Estou Morta na próxima terça, 12

Publicado em: 07/07/2022 |

Na próxima terça-feira, às 20h, estreia na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro a leitura dramática da peça Meu Nome é Celia, Estou Morta! Com texto original escrito por João Luiz Viera, direção de Fábio Mazzoni e idealização por Christiane Fogaça, o experimento tem como mote uma provocação acerca da trágica história, baseada em fatos reais, de uma adolescente recém-falecida. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla da SP!

Processo Seletivo 2/2022: Confira os aprovados para turmas do 2º semestre de 2022

Para o dramaturgo João Luiz Viera, a colaboração com a SP é muito especial e significativa; ele comemora a estreia em suas redes sociais:

“É com o coração repleto de alegria que informo a realização da leitura dramática de “Meu Nome é Célia, Estou Morta”, peça escrita por mim em 2015, dias depois de assistir duas aulas sobre crimes sexuais em minha pós-graduação em Educação Sexual.”

SP Escola de Teatro recebe a jornalista Rosane Borges para o lançamento de seu novo livro Fragmentos do Tempo Presente; saiba como foi!

João explica que, na ocasião, dois dias de aula em especial despertaram nele o desejo de escrever sobre abuso e crimes sexuais, temática que permeia a peça. A matéria do primeiro dia foi sobre o impacto que a situação tinha na família da vítima, já a do segundo versou um pouco sobre as motivações dos vitimizadores. Nesse contexto, o dramaturgo revela que, na época, foi após uma conversa sobre o assunto com sua mãe, Graça Vieira, que ele conheceu o caso de Célia, uma jovem de 13 anos que desapareceu em Recife, nos 1960. O relato da tragédia marcou o artista de tal forma que esse foi movido a transformá-la em peça teatral.

Na leitura dramática, Célia ganha voz durante o seu próprio velório e começa a contar a sequência de fatos que ocasionaram sua fatídica morte. Além disso, ela fala sobre os desafios que tinha na relação com sua mãe e um pouco de como encontrou conforto no universo religioso. Assim, a peça aborda temas importantes e atuais, num enredo que evoca questões sensíveis e comoventes.

Tom Rezende, artista egresso de direção da SP, ganha prêmio de melhor direção por Lisístrata – O Voo das Andorinhas

Sinopse:

Durante seu velório, uma adolescente conta os motivos de sua morte, o amparo que só encontrou em Nossa Senhora das Dores e a difícil relação com sua mãe. Estranhamente, ela está feliz e satisfeita com sua passagem, que foi chocante e dolorosa. Enquanto isso, a família se divide entre a pacificação e a revolta. Quer descobrir o que aconteceu?

Ficha técnica

Texto de João Luiz Vieira | Direção: Fabio Mazzoni | Idealização: Christiane Fogaça | Elenco: Gabriela Duarte, Christiane Fogaça, João Baldasserini, Leonardo Miggiorin e Pedro Moutinho | Luz: Fabio Mazzoni | Som: Christiane Fogaça e Fabio Mazzoni

Data:12/07/2022
Local: SP Escola Teatro (Praça Franklin Roosevelt, 210 – Bela Vista, São Paulo)