Série Teatro de Grupo em São Paulo: conheça a Cia. Paulicea de Teatro

Publicado em: 29/07/2022 |

Foto: Letícia Pinto

Com mais de 23 anos de carreira, a principal temática tratada nos espetáculos da Cia. Paulicea de Teatro é a cultura brasileira e latino-americana. Nesse contexto, o grupo promove provocações no âmbito social e político a partir de reflexões artístico-poéticas:

“Nos interessa investigar como o teatro pode ser constituinte de um campo no qual é possível resistir às estratégias da cultura de dominação e poder”.

Estudantes da SP são destaque no 27º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo com espetáculo ambientado na Semana de 1922

Assim, a Cia. busca reformular uma subjetivação por meio de novas formas de resistência e existência, e tal iniciativa pode ser observada em trabalhos como Cidade dos Ladrões, A Ovelha Negra, Lazarilho de Tormes, Relampião e A Razão Blindada.

O coletivo tem uma gama diversificada de influências culturais e artísticas que regem seus trabalhos, algumas delas são: João das Neves, Santigo Garcia, Fernando Peixoto, os mestres do Cavalo-Marinho da Zona da Mata de Pernambuco, os artesãos do Vale de Jequitinhonha, o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, o Lampião no cinema de Glauber Rocha, as pernas tortas do bailarino Garrincha e a poética de Eduardo Galeano.

No processo criativo da companhia, a música atua de maneira determinante, seja por meio de composições autorais no grupo, seja por meio de releituras de clássicos do MPB.

“O papel fundamental que a música exerce em nossa pesquisa é o da narrativa, como forma de depoimento e de protesto.”

Sede Brás da SP recebe nova edição do projeto Tendas da Cidadania, do CDHIC, com o tema Vivemos para ser livres!

Nesse sentido, as temáticas das peças devem se alinhar com as pesquisas sobre as diferentes manifestações da cultura popular brasileira. Assim, tais acontecimentos artísticos são estudados e explorados em sua mimese corporal, sonora e ancestral, para que possam ser transformados sob o olhar crítico e político da atualidade.

Para a Cia. Paulicea de Teatro a arte teatral tem uma função primordial que é caracterizada pela:

“Apropriação poética de nossas mais ricas manifestações culturais para afirmação de nossas identidade e reflexão sobre o Brasil que temos e o Brasil que queremos”.

Mais infos sobre a Cia. Paulicea de Teatro estão no livro Teatro de Grupo, uma publicação do Selo Lucias, braço editorial da ADAAP, associação que gere o projeto da SP Escola de Teatro.

Notícias | 18/ 04/ 2024

“Ausculta Coletiva”, coletivo formado por egressos da SP Escola de Teatro, estreia “Sobre Ausências Paternas”

Notícias | 18/ 04/ 2024

Confira como foi o curso de extensão “Dissociação e presença cênica com bambolê”