Série Teatro de Grupo em São Paulo: conheça a Cia. Nômades Urbanos

Publicado em: 30/06/2022 |

Foto: Aguinaldo Rodrigues

A Cia. Nômades Urbanos nasceu em meados de 2011 e seu início foi marcado montagens de grandes obras clássicas como A Tempestade, de Shakespeare, e Casa de Bonecas, de Ibsen. No entanto, depois de algum tempo o coletivo decidiu mudar o rumo:

“A Companhia enveredou por outras linguagens e opções estéticas, direcionando seus trabalhos para uma proposição teatral que apresente reflexões sobre os meios que nos cercam e os indivíduos que os habitam, desenvolvendo assim a pesquisa chamada teatro da psique.”

Colaboradores da Adaap e do Instituto Limpa Brasil realizam mutirão de limpeza da Praça Roosevelt; confira como foi!

O ‘teatro da psique’ utiliza aspectos da teoria psicanalítica de Freud e outros estudiosos da área na estruturação e no processo criativo dos espetáculos. Nesse sentido, as peças buscam trazer sutileza, sensibilidade e marcar a proximidade com o público.

O processo de criação dos espetáculos é determinado por três aspectos principais; algo não estanque, que parta de seus conceitos de pesquisa e que tenha uma temática predeterminada. O repertório é definido a partir de impressões relacionadas ao momento vivenciado e, nesse contexto, a maioria das concepções se propõem autorais e originais, assim a dramaturgia é concebida considerando todo esse método:

“A construção da dramaturgia cênica acontece dentro dessa conduta e de alguns preceitos de partida, e todos que o compõem são estimulados a apresentar possibilidades e construir propostas para que possamos começar assentar tanto as questões textuais como as cênicas em prol do espetáculo e da narrativa pretendida”.

Pamella Martelli, artista egressa de dramaturgia da SP, lança livro sobre gentrificação, especulação imobiliária e papel do idoso na sociedade paulistana

Para a Cia. Nômades Urbanos, o teatro é o mote de tudo:

“Encontramos um modo de produção em meio às dificuldades impostas e seguimos, diariamente, lutando, e tentando fazer teatro, que para a Companhia é encontro, é conhecer e se fortalecer com o outro. Queremos refletir sobre o que somos e onde estamos”.

J. C. Serroni e estudantes de cenografia da SP são destaque na produção brasileira do clássico da Broadway, Grease

Mais infos sobre a Cia. Nômades Urbanos estão no livro Teatro de Grupo, uma publicação do Selo Lucias, braço editorial da ADAAP, associação que gere o projeto da SP Escola de Teatro.

Notícias | 08/ 05/ 2024

Veja como foi o curso de extensão “Dança: Fragmentos e Conexões”

Notícias | 07/ 05/ 2024

SP Escola de Teatro se torna ponto de coleta de doações para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul