Pamella Martelli, artista egressa de dramaturgia da SP, lança livro sobre gentrificação, especulação imobiliária e papel do idoso na sociedade paulistana

Publicado em: 28/06/2022 |

Na próxima sexta-feira, 1º de julho, das 17h às 20h, no Piccoli Dolce Caffe, em Pinheiros, a atriz e dramaturga Pamella Martelli, artista egressa da SP, realizará o lançamento de seu mais recente livro Velho Imóvel. A obra tem como espaço cênico um antigo apartamento no centro de uma metrópole, e aborda temas como gentrificação, especulação imobiliária e o papel do idoso na sociedade.

Segundo a autora, na narrativa os personagens estão divididos entre “os que querem ficar” e “os que escolheram partir”. Ela explica que o enredo transgride noções de tempo-espaço e aborda temas importantes, como a angústia do luto, a resistência em ficar em um imóvel condenado e a imbatível força do progresso, tais assuntos são unidos pelo fio invisível das relações.

O processo criativo do projeto envolveu uma pesquisa que foi realizada através de entrevistas em dois bairros historicamente importantes de São Paulo, Perus e o Centro, o objetivo foi o de coletar histórias de casas e moradias de pessoas com mais de sessenta anos de idade na cidade. Além disso, fizeram parte do desenvolvimento da obra duas leituras dramáticas online que contaram com a participação de atores profissionais e tiveram a intenção de contribuir com a concepção dramatúrgica da peça.

O próximo objetivo da dramaturga é buscar recursos para viabilizar a montagem do espetáculo, que inclui a participação em projetos e a venda independente do livro, disponível através do site velhoimovel.com.br. O projeto foi contemplado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo pela lei de incentivo PROAC.

Pamella Martelli nasceu em Minas Gerais, é atriz, bacharel em teatro pela Escola Superior de Artes Célia Helena e dramaturga pela SP Escola de Teatro. Escreveu e dirigiu Entre o corredor e a sala de estar, peça vencedora do V Concurso Jovens Dramaturgos da Escola SESC, em 2015. Em 2018, escreveu a peça Cinema Jenin, premiada internacionalmente pelo Concurso Anual de Dramaturgia do Teatro Ensaio em Portugal. Foi dramaturgista das peças Mjiba, a Boneca Guerreira e Rádio Paranóia, ambas da Cia Trupe Liuds. Em 2020. foi contemplada pelo ProAC para a publicação da peça Velho Imóvel.

Ficha técnica
Dramaturga: Pamella Martelli | Artistas provocadores: Caroline Colombo e Marcus Mazieri | Convidados dos bate papos: Dede Ferreira e Sonia Machado de Azevedo | Ilustrações: Laura Martelli | Designer Gráfico e diagramação: Marcus Mazieri e Tainá Romero | Revisão leituras: Caroline Colombo | Revisão dramatúrgica: Cristina Santos | Revisão final: Talissa Ancona Lopez | Atores: Antonio Duran, Cristina Santos, Dirce Thomaz, Fagundes Emanuel, Letícia Rodrigues, Raquel Médici, Valmir Sant’anna | Edição de vídeo: Aline Libânia | Design gráfico: Tainá Romero | Produção: Raquel Médici.

Lançamento do livro Velho Imóvel, de Pamella Martelli
Dia: 1º de julho, sexta-feira, das 17h às 20h
Local: Piccoli Dolce Caffe (Rua Francisco Leitão, 266, Pinheiros, São Paulo)

Notícias | 26/ 04/ 2024