Colaboradores da Adaap e do Instituto Limpa Brasil realizam mutirão de limpeza da Praça Roosevelt; confira como foi!

Publicado em: 29/06/2022 |

Aconteceu na última terça-feira, 28, o Mutirão de Limpeza da Praça Roosevelt realizado pela ADAAP (Associação dos Artistas Amigos da Praça), instituição gestora da SP Escola de Teatro, em parceria com o Instituto Limpa Brasil. A ação foi realizada em prol da saúde desse espaço de lazer e cultura tão simbólico da cidade de São Paulo, e contou com colaboração de diversos colaboradores das instituições, frequentadores do local e moradores da região.

Muito lixo foi retirado de toda a praça somente neste dia: muitos copos e canudos de plástico, isopores de marmitas, muitas garrafas de vidro e aproximadamente 8  mil bitucas de cigarro – item altamente poluente para o meio ambiente, que prejudica o solo e contamina rios e córregos.

O projeto, que tinha seu embrião em 2014 com o nome ‘Catadores‘, nasceu do senso de coletividade e pertencimento da SP para com esse espaço público, histórico e artístico que é a praça Roosevelt. Nesse contexto, o mutirão também é fundamentado na ideia de que a limpeza deve ser feita numa atitude cidadã que não visa julgar usos irregulares ou o comportamento alheio para com a organização da praça, mas sim assumir a responsabilidade de trazer à questão ambiental para reflexão.

Além disso, o Mutirão de Limpeza se propôs como um pontapé inicial para a consolidação do projeto Escola Verde, que surgiu há alguns anos na SP Escola de Teatro com o objetivo de criar eventos, propostas e espaços de reflexão acerca do tema ambiental. Conforme pontuou Ivam Cabral, diretor executivo da Escola, a instituição acredita que pequenas contribuições cotidianas podem proporcionar mudanças não apenas em seu território, mas em todo seu entorno. Para Cléo De Páris, coordenadora do Programa Oportunidades e uma das idealizadoras da iniciativa, a atividade do dia 28 (terça-feira) reforça o comprometimento da Adaap com pautas ambientais:

“No DNA da SP Escola de Teatro, desde seu início, existe a atenção ao meio ambiente, percebendo inclusive, que os seres humanos dele fazem parte. O projeto Escola Verde tem grande satisfação em estabelecer parceria com o movimento Limpa Brasil e iniciar a atividade com o mutirão de limpeza da Praça Roosevelt, uma extensão da Escola, que nos é tão especial.”

Para a colaboradora do Instituto Limpa Brasil que acompanhou e ajudou na organização da ação, atitudes como essa são importantes, pois despertam o público para a reflexão acerca da nossa relação com o meio ambiente e promovem, efetivamente, a limpeza e bem-estar do local:

“Primeiro temos que trabalhar a conscientização e educação ambiental do público, para depois termos uma redução na geração dos resíduos. Em iniciativas como essa pessoalmente ganhamos, pois estamos trabalhando em prol do nosso planeta, não temos um segundo planeta, não temos uma segunda oportunidade, nós precisamos tomar atitudes agora. ”

Confira a galeria de fotos da ação:

Instituto Limpa Brasil

Organização sem fins lucrativos que busca promover a conscientização da população brasileira para preservação do meio ambiente e da vida por meio da realização de projetos integrados que envolvem a sociedade civil, o setor privado e os órgãos do governo. O Instituto foi fundado pela empresa Atitude Brasil em 2010, e se desenvolveu como parceira do movimento global Let’s do It. O grupo colabora localmente para o crescimento de ações de limpeza por um mundo sem lixo, mobilizando pessoas e organizações em defesa do descarte adequado de resíduos. No Brasil, a Instituição já realizou iniciativas desse cunho em mais de 1200 cidades, mobilizando mais de 650 mil pessoas e conseguindo coletar cerca de 1220 toneladas de resíduos.

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia