EN | ES

Série Teatro de Grupo em São Paulo: conheça a Cia. LÚDICOS de Teatro Popular

Publicado em: 22/06/2022

Nascida em 2000, a Cia. Lúdicos de Teatro Popular, tem como base investigar a popularização de linguagens, assim como as múltiplas possibilidades de discursos poéticos e ideológicos. Para isso, eles utilizam um dramaturgia que vai além da palavra, abusando do recurso épico.

Desde 2005, a companhia se dedica exclusivamente ao público infantil, nesse contexto, A Ciranda do Villa; A Arca Encantada; O Velho dos Sonhos; Histórias que o Vento Cona; Sonho de uma Noite de Verão; O Noviço e A Gata Borralheira são alguns de seus espetáculos.

Turma de iluminação da SP Escola de Teatro realiza experimento de design de luz

O grupo busca estudar e se debruçar sobre a heterogeneidade e as possibilidades artísticas da cultura popular brasileira. Assim, o grupo traz um pouco de como se define tal aspecto:

“Sendo a definição de cultura um fenômeno complexo e abrangente, buscam-se recorte que auxiliem nas pesquisas. A musicalidade nacional, à capela ou instrumentada, se faz presente nos espetáculos como opção de conversas entre poesia, melodia e discursos”.

Projeto Escola Verde: Mutirão de Limpeza da Praça Roosevelt, ação da Adaap com o Instituto Limpa Brasil, acontece na próxima terça (28)

Em seu processo de criação, a companhia procura pesquisar intensamente a cultura popular brasileira, delineando figuras nacionais que marcaram a história do Brasil. O coletivo explica que em seus trabalhos a dramaturgia assume uma característica fragmentada, que pode conter números circenses e ser roteirizado em três partes: nascimento, reconhecimento e desreconhecimento, buscando articular cidade, arte, concreto e poesia.

Para a Cia. Lúdicas o teatro cumpre um papel importante:

“O teatro para nós tem a função de poeticamente suscitar inquietações e paixões. Por seu caráter ritualístico, é um espaço de provocação e reflexão individual e coletiva. Um ato político que sugere o olhar ao outro. É o lugar do encontro, da escuta, da apreciação e, acima de tudo, da fantasia em eterno diálogo com a realidade”.

Mais informações detalhadas  sobre a Cia. Lúdicos de Teatro Popular estão no livro Teatro de Grupo, uma publicação do Selo Lucias, braço editorial da ADAAP, associação que gere o projeto da SP Escola de Teatro. A Obra ganhou o prêmio APCA 2021 na categoria Teatro Especial.




Relacionadas:

Notícias | 07/ 07/ 2022

Wander Rodrigues, artista egresso da SP, apresenta intervenção artística sobre Bispo do Rosário no Sesc Bom Retiro

SAIBA MAIS

Notícias | 07/ 07/ 2022

Dramaturgia criada por estudante durante curso de extensão da SP estreia em julho no RJ

SAIBA MAIS

Notícias | 06/ 07/ 2022

Louise Azevedo, artista egressa da SP, celebra publicação de seu texto dramático ‘Apartamento’, pela editora Urutau

SAIBA MAIS