Projeto Escola Verde: Mutirão de Limpeza da Praça Roosevelt, ação da Adaap com o Instituto Limpa Brasil, acontece na próxima terça (28)

Publicado em: 21/06/2022 |

Na próxima terça-feira, 28, às 11h30, a ADAAP (Associação dos Artistas Amigos da Praça), instituição gestora da SP Escola de Teatro, realizará o Mutirão de Limpeza da Praça Roosevelt e convida a todas, todes e todos para participarem da atividade em prol da saúde desse espaço de lazer e cultura tão simbólico da cidade de São Paulo. A iniciativa é realizada a partir de uma parceria entre a Instituição e o Instituto Limpa Brasil, e conta com a ação voluntária dos colaboradores de ambas as organizações e daqueles que desejarem se juntar ao ato de conscientização.

O projeto, que tinha seu embrião em 2014 com o nome ‘Catadores‘, nasceu do senso de coletividade e pertencimento da SP para com esse espaço público, histórico e artístico que é a praça Roosevelt. Além disso, o mutirão também é fundamentado na ideia de que a limpeza deve ser feita numa atitude cidadã que não visa julgar usos irregulares ou o comportamento alheio para com a organização da praça, mas sim assumir a responsabilidade de trazer à questão ambiental para reflexão.

Açao do Instituto Limpa Brasil na Praça Roosevelt. Foto: Divulgação

Nesse contexto, tal ideário se alinhou com a proposta do Instituto Limpa Brasil, organização sem fins lucrativos que busca promover a conscientização da população brasileira para preservação do meio ambiente e da vida por meio da realização de projetos integrados que envolvem a sociedade civil, o setor privado e os órgãos do governo. O Instituto foi fundado pela empresa Atitude Brasil em 2010, e se desenvolveu como parceira do movimento global Let’s do It. O grupo colabora localmente para o crescimento de ações de limpeza por um mundo sem lixo, mobilizando pessoas e organizações em defesa do descarte adequado de resíduos. No Brasil, a Instituição já realizou iniciativas desse cunho em mais de 1200 cidades, mobilizando mais de 650 mil pessoas e conseguindo coletar cerca de 1220 toneladas de resíduos.

1º Encontro do Seminário da Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga discute o ensino da cenografia nesta terça (21); confira!

Além disso, o Mutirão de Limpeza é uma ação que consolida o projeto Escola Verde, que surgiu há alguns anos na SP Escola de Teatro e tem o objetivo de criar eventos, propostas e espaços de reflexão acerca do tema ambiental. Conforme pontuou Ivam Cabral, diretor executivo da Escola, a SP acredita que pequenas contribuições cotidianas podem proporcionar mudanças não apenas em seu território, mas em todo seu entorno. Para Cléo De Páris, coordenadora do Programa Oportunidades e uma das idealizadoras da iniciativa, a atividade do dia 28 (terça-feira) reforça o comprometimento da Adaap com pautas ambientais:

“No DNA da SP Escola de Teatro, desde seu início, existe a atenção ao meio ambiente, percebendo inclusive, que os seres humanos dele fazem parte. O projeto Escola Verde tem grande satisfação em estabelecer parceria com o movimento Limpa Brasil e iniciar a atividade com o mutirão de limpeza da Praça Roosevelt, uma extensão da Escola, que nos é tão especial.”

MUTIRÃO DE LIMPEZA DA PRAÇA ROOSEVELT
28/06 (TERÇA-FEIRA)

Todes, todas e todos estudantes, colaboradores, parceiros, amigos e membros da comunidade estão convidados a participarem da ação.

Cronograma:
11h30 Concentração na SP Escola de Teatro
11h45 Orientação aos voluntários
11h50 Distribuição da matérial (EPIs) e divisão dos grupos
11h55 Inicio do Mutirão de Limpeza
12h40 Concentração dos resíduos
12h45 Capacitação para triagem e quantificação dos resíduos
12h50 Inicio da Separação e quantificação
13h15 Preenchimento do formulário de resultados
13h20 Processos finais e encerramento da atividade

Notícias | 23/ 04/ 2024

Inscreva-se na oficina gratuita de atuação “Corpo e Identidade na Cena”