Série Teatro de Grupo em São Paulo: Conheça a Cia. das Ventanas

Publicado em: 22/04/2022 |

A companhia das ventanas nasceu em 2017 por conta do interesse que 5 estudantes de licenciatura em Arte-Teatro pela Unesp tinham de estudar e conhecer mais sobre a linguagem do teatro documentário, para então criar montagens a partir de narrativas de mulheres.

O primeiro espetáculo que o grupo montou foi Entre Carmens e Marias, que conta a trajetória de uma imigrante espanhola que chega a São Paulo na metade do século XX. O grupo conta como ao longo dos estudos realizados para a concepção do espetáculo muitas questões sociais relevantes foram sendo trabalhada:

“Nos deparamos com questões a respeito do gênero, raça, classe, maternidade, guerra, imigração e as diferentes tecnologias de opressão que o patriarcado desenvolve para mulheres de diferentes contextos. Na pesquisa cênica sobre a histórias de Dona Carmem, nós buscamos retomar nossas ancestralidades, colocar em conflito histórias de nossas avós, mães e as nossas, também.”

Coletivo Ciatreve realiza residência na SP Escola de Teatro com espetáculo espanhol inédito no Brasil

Assim, o resultado final da peça foi um conjunto de retalhos, que reunia diferentes histórias, a partir das quais criou-se um limitado, porém relevante mapa para se olhar as identidades de mulheres latino-americanas.

O grupo revela que o teatro épico-dialético de Brecht em conjunto com a linguagem do teatro documentário têm sido a principal maneira de contar essas histórias:

“Nessa proposta, o acervo da memória social é trazido à baila pelos documentos de ordem sonora, imagética, plástica ou escrita, configurando-se como matéria do gesto artístico. As referências sobre fato, pessoa, grupo social ou época documentada são apresentadas em busca de uma decodificação.”

Marcelo Tas prestigia estreia da peça Cães de Rua, de Patrícia Vilela, na SP Escola de Teatro

Já o processo de criação está intrinsecamente ligado ao encontro, ao ‘estar diante de outro’, e à tudo aquilo que advém deste. Histórias, memórias e muitos outros documento são material para a investigação cênica que servirá à construção da narrativa, a qual é trabalhada de maneira crítica e poética. E todo esse processo é feito em grupo:

“Tanto a dramaturgia do texto quanto a dramaturgia da cena são construídas coletivamente pelas artistas criadoras que afetam e se deixam afetar. Nossas escolhas surgem a partir de perguntas, que nos instigam a fazer outras perguntas, a encontrar no compartilhamento de trajetórias as fricções, complementaridades e invenções, tomando-nos como parte de todo, como um coro, um corpo coletivo.”

Notícias | 01/ 05/ 2024

“Ilhas Tropicais” ganha novas apresentações no CCSP

Notícias | 30/ 04/ 2024

Programa Oportunidades oferece aulas de inglês aos estudantes da SP Escola de Teatro