Série Minimalista | "Medeia"

Publicado em: 30/10/2014 |

Na quarta edição da Série Minimalista, lançada recentemente pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, a peça ilustrada é “Medeia”, de Eurípides (ou Eurípedes).

Escrita em 431 a.C, ano de início da Guerra do Peloponeso, a peça foi encenada pela primeira vez na Dionísias Urbanas daquele ano. A tragédia de Eurípides foi reconhecida, ao longo dos séculos e milênios, como uma obra perturbadora que revela um surpreendente tipo de personagem feminina.

Poucas obras conseguiram fazer um retrato tão profundo das sombrias oscilações emocionais do ser humano. Medeia é uma mulher que carrega dentro de si amor e ódio em grandes proporções e tenta lutar contra as forças que atormentam seu destino.

Expulsa de Iolcos junto de seu marido, Jasão, e os dois filhos do casal, Medeia passa a morar em Corinto. Creonte, rei da cidade, consegue convencer Jasão a se casar com a princesa e expulsa Medeia e seus filhos dali. A feiticeira vai para Atenas, onde recebe abrigo do rei Egeu.

Rejeitando o conformismo que permeava a vida das mulheres da época e com um incontrolável desejo de vingança pulsando em seu coração, utiliza sua astúcia para matar Creonte e sua filha. Depois disso, para vingar-se de Jasão, põe fim à vida dos próprios filhos com suas mãos e foge com a ajuda de seu avô, o deus Hélio.

Se você quiser ver retratada alguma peça ou personagem nesta seção, cuja proposta é criar ilustrações do universo teatral com poucos elementos, faça suas sugestões pelo e-mail [email protected] ou por nossas redes sociais (fb.com/spescoladeteatro e twitter.com/escoladeteatro).

> Confira todas as ilustrações publicadas até agora.

Série Minimalista | 28/ 05/ 2015

Série Minimalista | Os Miseráveis