EN | ES

Série Minimalista | Os Miseráveis

Publicado em: 28/05/2015 |

 

“Os miseráveis” é uma das principais obras do escritor francês Victor Hugo, publicada em 3 de abril de 1862, simultaneamente em Leipzig, Bruxelas, Budapeste, Milão, Roterdã, Varsóvia, Rio de Janeiro e Paris. Na capital francesa, em seu lançamento, foram vendidos 7 mil exemplares em apenas 24 horas – número bastante expressivo para a época –, além de ser um dos romances com mais adaptações para o cinema, TV e teatro da história.

 

A mais célebre adaptação é a musical, que ganhou o mundo com o título original, “Les misérables”, também conhecido informalmente por “Les mis” ou “Les miz”. A estreia mundial ocorreu em Paris, em 1980, com músicas de Claude-Michel Schönberg e libreto de Alain Boublil e letras de Herbert Kretzmer. 

 

Em 1982, o produtor inglês Cameron Mackintosh decidiu produzir uma versão do musical para o público inglês. Após longo período de desenvolvimento, estreou em Londres, em outubro de 1985, tornando-se o segundo espetáculo com carreira mais longa de West End depois da peça “A ratoeira”. 

 

A produção da Broadway abriu em 12 de março de 1987 e ficou em execução até 18 de maio de 2003, encerrando temporada depois de 6.680 performances. É o quinto espetáculo da Broadway de maior duração na história, foi indicado a 12 prêmios Tony e venceu oito, incluindo melhor musical e melhor trilha sonora original.

 

No Brasil, “Les misérables” estreou em 25 de abril de 2001, no Teatro Abril, em São Paulo. As letras e o libreto foram traduzidos por Claudio Botelho, se baseando na versão inglesa, com um orçamento chegando a R$ 3,5 milhões. Foi dirigido por Helzer de Abreu, e estrelado por Marcos Tumura, Saulo Vasconcelos e Alessandra Maestrini, como Jean Valjean, Javert e Fantine, respectivamente. 

 

A produção foi um marco no teatro musical nacional, sendo a primeira ‘franquia’ realizada no Brasil e sinalizando o início da profissionalização especializada de teatro musical no País.

Relacionadas:

Série Minimalista | 07/ 05/ 2015

Série Minimalista | ‘Auto da Compadecida’

SAIBA MAIS

Série Minimalista | 30/ 04/ 2015

Série Minimalista | ‘Rei Lear’

SAIBA MAIS

Série Minimalista | 23/ 04/ 2015

Série Minimalista | ‘Anjo Negro’

SAIBA MAIS