Série de discussões na SP Escola de Teatro aborda obra de Guillermo Calderón

Publicado em: 28/04/2016 |

Cena de “Dezembro”, estreia mais recent do Isso Não É Um Grupo

A obra do dramaturgo chileno Guillermo Calderón será abordada em uma série de três mesas de discussão na SP Escola de Teatro — Centro de Formação das Artes do Palco. Os eventos fazem parte do processo de montagem de “Neva”, novo espetáculo do Isso Não É Um Grupo, com texto de Calderón.

No espetáculo, três atores estão em uma sala ensaiando a peça “O Jardim das Cerejeiras” enquanto acontece o domingo sangrento, episódio que marca o início da Revolução Russa. A estreia está prevista para junho.

Gratuitas e abertas ao público, as conversas serão coordenadas pelo dramaturgo Cássio Pires (cofundador do Isso Não É Um Grupo) e por Diego Moschkovich (diretor de “Neva”). A ideia é que o coletivo avance em suas linhas de investigação, articulando dramaturgia contemporânea e encenações voltadas ao questionamento de grandes impasses do nosso tempo.

Veja o que será abordado em cada mesa de discussão:

3 de maio (terça-feira) – A dramaturgia de Calderón em “Neva” e “Dezembro”
Análise e reflexão sobre temática, poética e estrutura da escrita destas obras de Guillermo Calderón, buscando desvendar os procedimentos e dispositivos utilizados pelo dramaturgo, visto que esta compreensão impacta diretamente nossa capacidade de levar as questões propostas pelo autor para a cena.

4 de maio (quarta-feira) – Rússia pré-revolucionária, Anton Tchékhov, Olga Knipper e o Teatro de Arte de Moscou
Para discutir o sentido do teatro em meio a contextos políticos turbulentos, “Neva” ficcionaliza uma possível Olga Kniper, viúva de Tchéckov, ao lado de dois outros atores, Masha e Aleko, em 9 de janeiro de 1905. O dia é conhecido como Domingo Sangrento. Faz-se necessário compreender o contexto histórico da Rússia neste momento, bem como a biografia dos reais Tchékhov e Olga, para alcançar as reverberações e possíveis articulações da obra com o momento político atual.

5 de maio (quinta-feira) – As obras de Tchékhov em “Neva”
Análise das obras teatrais de Tchékhov que são citadas direta ou indiretamente em “Neva” – “O Jardim das Cerejeiras”, “A Gaivota” e “As Três Irmãs” – e reflexão sobre o significado da presença delas no texto.

Ciclo de discussões sobre “Neva”, de Guillermo Calderón
SP Escola de Teatro – Sala R5 (40 lugares) – Praça Roosevelt, 210, metrô República, 3775-8600
3 a 5 de maio, das 20h às 22h
Grátis e aberto ao público