Sede Brás recebe segundo encontro das oficinas em parceria com a Associação Mulheres Imigrantes Luz e Vida

Publicado em: 12/05/2023 |

Fotografia colorida mostrando os participantes da oficina

Programa Oportunidades realiza segundo encontro das oficinas em parceria com a Associação Mulheres Imigrantes Luz e Vida (Amilv) | Foto: SP Escola de Teatro/2023

No último sábado, 6 de maio, aconteceu na sede Brás da SP Escola de Teatro, por meio do Programa Oportunidades, o segundo encontro das oficinas em parceria com a Associação Mulheres Imigrantes Luz e Vida (Amilv), ministradas por estudantes da instituição de ensino, contemplados com a Bolsa-Oportunidade. A parceria já vem acontecendo desde o semestre passado por meio do projeto Tendas da Cidadania, do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante, que acontecia um sábado por mês na escola.

Até o mês de julho serão realizadas duas oficinas simultâneas, uma vez por mês, aos sábados à tarde. Uma delas é de jogos teatrais e voltada para crianças e adolescentes. A outra é de técnicas de teatro para mulheres e homens adultos.

A Associação é composta por imigrantes e atua em mais de 30 bairros da cidade de São Paulo, realizando um trabalho sobre direitos e cidadania dos imigrantes em lugares que essa população habita.

“A parceria com a Amilv vem se fortalecendo desde que nos conhecemos no projeto Tendas da Cidadania. É uma organização muito importante para a população imigrante. O trabalho que temos desenvolvido tem a ver com buscar instrumentalizar as mulheres imigrantes com técnicas de teatro para que elas discutam a temática da violência de gênero na comunidade imigrante. Esse pedido veio das próprias lideranças e temos construído um processo dialógico onde aprendemos e ensinamos com essa relação”, relata João Martins, analista de projetos do Programa Oportunidades.

Os estudantes-bolsistas envolvidos nas oficinas são: Samyra Damasceno Rios (Direção), Alicia Machaca (Técnicas de Palco), Ana Letícia Figueira de Oliveira (Humor), Julia Martins Santos (Atuação), Juliana Marian Ayres (Técnicas de Palco), Matheus de Souza Gois (Técnicas de Palco), Victoria Forlepa (Humor) e Rheroandra Natalia da Silva Lopes (Direção).

O Programa Oportunidades tem o compromisso de estabelecer articulações entre a arte e a comunidade, aproximando os estudantes de sua função de artistas e cidadãos. A principal ação do Programa é a concessão de bolsas-auxílio, chamada Bolsa-Oportunidade, a qual é destinada aos estudantes matriculados no Curso Técnico e que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os contemplados devem cumprir atividades de contrapartida, que no caso dessas oficinas, serão realizadas por meio da elaboração de projetos sociais e culturais.

+ Em parceria com a E.E. Eduardo Prado, Programa Oportunidades realiza oficina de jogos teatrais para crianças

Confira as fotos:

Fotografia colorida mostrando os participantes da oficina de técnicas de teatro realizadas na sede Brás em parceria com a Amilv

Fotografia colorida mostrando os participantes da oficina de técnicas de teatro sentados no chão em círculo, em uma das salas da sede Brás

Fotografia colorida mostrando os participantes da oficina de técnicas de teatro segurando cabos de vassoura na horizontal, em uma das salas da sede Brás

Fotografia colorida mostrando as crianças na oficina de jogos teatrais realizadas na sede Brás em parceria com a Amilv

Fotografia colorida mostrando cinco crianças e a estudante da SP sentadas no chão na oficina de jogos teatrais realizadas na sede Brás em parceria com a Amilv

+ Programa Oportunidades oferece oficinas de jogos teatrais na E.E. Frei Paulo Luig

Notícias | 03/ 05/ 2024

Processo Seletivo 2º semestre de 2024: SP Escola de Teatro abre inscrições para 66 vagas nos cursos técnicos

Notícias | 02/ 05/ 2024

“Pelas Águas”, musical sobre Velho Chico feitos por estudantes e egressos da SPET, estreia no Parlapatões