Satyrianas 2023 teve público de 20 mil pessoas; veja balanço da 24ª edição do festival

Publicado em: 19/10/2023 | por: Guilherme Dearo

Fotografia Colorida Exposição "Zé Celso Através dos Tempos" no primeiro dia do Festival Satyrianas 2023

Exposição “Zé Celso Através dos Tempos” no primeiro dia do Festival Satyrianas 2023. (12/10/2023). | Foto: Ana de Castro/ADAAP

Com o tema “Re_existir no Zé-Fênix”, homenageando o lendário Zé Celso, a 24ª edição do Festival Satyrianas, que aconteceu entre 12 e 15 de outubro de 2023, foi um sucesso de público, atraindo milhares de pessoas aos mais diversos espaços da cidade que tinham programação gratuita para os amantes do teatro e das artes em geral.

Criada pela companhia de teatro em Os Satyros, e tendo como parceira a SP Escola de Teatro, as Satyrianas de 2023 tiveram 86 horas ininterruptas de programação – das 10h da manhã do dia 12 de outubro até a meia-noite do dia 15 – em doze locais da cidade – Espaço dos Satyros, Cine Satyros Bijou, SP Escola de Teatro, Parlapatões, Presidenta, Galeria Olido, Teatro de Garagem, Gambiarra, Parque Augusta, Cia Ator, Teatro Oficina e Tenda na Praça Roosevelt.

Números

A edição de 2023 teve mais de 20 mil pessoas visitantes, além de 4 mil artistas envolvidos em 407 atrações. Mais de cem dessas atrações aconteceram na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro.

As atrações vieram de 16 estados brasileiros diferentes: São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Sergipe, Ceará, Maranhão, Paraíba, Tocantins, Pernambuco  e Espírito Santo.

Em sua história de mais de duas décadas, o festival já foi reconhecido com os prêmios Shell, APCA, Aplauso Brasil e Arcanjo de Cultura, além de constar no Calendário Oficial do Estado de São Paulo – Lei 13.750 de autoria do deputado estadual Carlos Giannazi – e no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo – Lei 17.757, a partir de proposta do vereador Celso Giannazi.

Veja como foram os quatro dias de festival:

– Primeiro dia

– Segundo dia