Samyra Rios, estudante de direção da SP Escola de Teatro, estrela espetáculo inspirado na obra de Carolina Maria de Jesus

Publicado em: 09/11/2022 |

Foto: Carol Bigi

Samyra Rios, estudante de direção da SP Escola de Teatro, é uma das estrelas do espetáculo Travessias de Carolina de Jesus, que estreou nesta quarta-feira, 9, no Museu da Língua Portuguesa. Atriz e criadora da Cia. Sobrecéus ao lado de Cintia Martinelli, Julia Martins e Talitha Senna, a artista e as colegas desenvolveram o projeto teatral a partir do desejo de se aprofundarem no universo poético da escritora brasileira.

“Temos muito carinho pela obra que ela produziu ao longo dos anos e por muito tempo a carreira de Carolina Maria de Jesus foi estigmatizada e valorizada apenas por seus aspectos sociais, porém, notamos que a qualidade estética de sua obra está além disso”, explicou o coletivo.

SP Escola de Teatro lança obra “Eternizar em Escrita Preta” com textos de dramaturgas negras vencedoras do Prêmio Solano Trindade

Durante o processo de criação das cenas, pensando em produzir uma intervenção cênica para espaços alternativos, as jovens fizeram vários questionamentos.

“Como o universo poético de Carolina Maria de Jesus nos atravessa enquanto mulheres negras? E como universo poético de Carolina Maria de Jesus pode atravessar o público diverso que estará em contato com nossa intervenção? Nossa dramaturga, Mayra Guanaes, nos propôs uma linha narrativa a partir do disco Quarto de Despejo, composto e cantado por Carolina, pensando nela mesma em três faces: como catadora de papelão e transformadora do material que encontra pelas ruas, Carolina escritora e artista, Carolina carnavalesca”, afirma o grupo.

Artistas egressos da SP Escola de Teatro exibem curta experimental Contágio no Cine Satyros Bijou no próximo final de semana

Samyra revela que o ensino do curso técnico em direção da SP Escola de Teatro a ajuda muito e lhe oferece ferramentas para melhores criações artísticas tanto dentro, como fora da instituição.

Foto: Carol Bigi

“O curso de Direção da SP Escola de Teatro me agrega nas criações artísticas em integrar a coletividade de um teatro de grupo, e assim colaborando na organização de pesquisas e estudos pela base das criações”, finalizou a estudante.

Travessias de Carolina de Jesus – Cia Sobrecéus

Sinopse:
A partir do livro “Onde estaes felicidade?” e do disco “Quarto de despejo” de Carolina Maria
de Jesus, a Cia. Sobrecéus apresenta uma intervenção cênica, propondo o olhar e a escuta
sobre o universo poético da escritora Carolina Maria de Jesus.

Ficha técnica:
Criação e atuação: Cintia Martinelli, Julia Martins, Samyra Rios e Talitha Senna
Dramaturgia e orientação de pesquisa: Mayra Guanaes
Direção de movimento e preparação corporal: Vitória Savini
Figurino e registros: Carol Bigi
Edição de som e operação técnica: Lun Bircol
Edição de vídeo: Lucas Fernandes
Produção: Lilian Ayumi

Agenda de apresentações:
09/11 – quarta – 14h – Museu da Língua Portuguesa/Pátio A
12/11 – sábado – 20h – Praça Franklin Roosevelt – Festival Satyrianas
25/11 – sexta – 18h – Cidade Universitária USP