“Recusa”: Quatro Indicações ao Prêmio Shell

Publicado em: 21/12/2012 |

A peça “Recusa”, da Cia. Balagan, da diretora Maria Thais, foi o grande destaque da lista dos indicados de São Paulo à 25ª edição do Prêmio Shell de Teatro, anunciada na manhã de hoje (21). Com 21 nomes, a relação destaca os espetáculos que estrearam entre julho e dezembro de 2012.

Eduardo Okamoto e Antonio Salvador, em “Recusa” (Foto: Divulgação)

“Recusa” recebeu quatro indicações – ator (Eduardo Okamoto e Antonio Salvador, que há 15 dias ganharam da APCA, ambos, em empate, o troféu de melhor ator), cenário (Márcio Medina), música (Marlui Miranda) e direção (Maria Thais). O espetáculo é baseado em uma notícia de jornal sobre o aparecimento de dois índios de uma etnia considerada extinta há duas décadas e foi o primeiro a cumprir temporada na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, de outubro a dezembro (leia mais aqui), durante a mostra “Recusa e Prometheus: Uma Simetria Invertida”.

Além de “Recusa”, a Escola também se orgulha pelas indicações do coordenador do curso de Atuação, Francisco Medeiros, na categoria Direção, pelo espetáculo “Facas nas Galinhas”, e de Guilherme Bonfanti, coordenador de Iluminação, com a peça “Bom Retiro 958 metros”, na categoria Iluminação.

Os vencedores receberão uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha dourada, inspirada no logotipo da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil. O júri de São Paulo é formado por Alexandre Mate, Carlos Colabone, a coordenadora do curso de Dramaturgia da Escola, Marici Salomão, Mario Bolognesi e Noemi Marinho.

Criado em 1989, o Prêmio Shell de Teatro é oferecido aos maiores destaques do ano, em São Paulo e no Rio de Janeiro separadamente, em nove categorias — Autor, Diretor, Ator, Atriz, Cenografia, Iluminação, Música, Figurino e Categoria Especial.

Confira a relação completa dos indicados:

Autor:
Alexandre Dal Farra por “Mateus, 10”
Evill Rebouças Grupo por “Maria Miss”

Direção:
Maria Thais por “Recusa”
Francisco Medeiros por “Facas nas Galinhas”

Ator:

Antonio Salvador e Eduardo Okamoto por “Recusa”
Vitor Vieira por “Mateus, 10”

Atriz:
Lavínia Pannunzio por “Um Verão Familiar”
Tania Casttello por “Maria Miss”

Cenário:

Márcio Medina por “Recusa”
Marco Lima por “Facas nas Galinhas”

Figurino:

Mira Haar por “Rabbit”
Zé Henrique de Paula por “No Coração do Mundo”

Iluminação:
Guilherme Bonfanti por “Bom Retiro 958 metros”
Nadja Naira por “Os Bem-Intencionados”

Música:
Marlui Miranda por “Recusa”
Dr. Morris e Maurício Mateus por “Facas nas Galinhas”

Categoria Especial:
Eric Lenate pela força performativa de seus experimentos
Lume Teatro pelos 25 anos de trabalho permanente de pesquisa.

Leia aqui a entrevista de Maria Thais a Ivam Cabral

Texto: Majô Levenstein