‘Pobre Super-Homem’ cria reflexão sobre Aids e questões de gênero

Publicado em: 08/12/2016 |

Espetáculo “Pobre Super Homem”, da Cia. Banquete Cultural – foto: André Martins

Em apoio ao mês de luta contra a Aids, celebrado em dezembro, a Cia. Banquete Cultural apresenta “Pobre Super-Homem – Avesso do Herói”, do canadense Brad Fraser, no CCC – Centro Compartilhado de Criação, até 18 de dezembro. A peça conta com a participação da atriz e cantora trans Renata Peron, que trabalha como recepcionista na SP Escola de Teatro.

Com direção de Jean Mendonça, a montagem revela as relações entre figuras que tentam superar a solidão nos dias de hoje. Um desses personagens é o bem-sucedido artista plástico David, que, depois de sofrer uma crise de criatividade, decidiu retomar a profissão de garçom.

Já Shannon é uma mulher transgênero infectada pelo vírus HIV que sonha em fazer uma cirurgia de mudança de sexo. O ciclo de relações em que esses personagens centrais estão imersos ainda tem Kryla, Violet, Matt, Tom, Benita, Murray, Ellio e Bill.

Juntos, eles revivem momentos do passado e tentam encontrar uma transformação que dê novo sentido para suas vidas na metrópole caótica. A ideia é combater diferentes formas de preconceito ao discutir temas que ainda são tabus em nossa sociedade como o HIV, a descoberta da sexualidade e identidade de gênero.

O elenco conta com a participação de Danilo Miniquelli, Fernando Benicchio, Filipe Miller, João Chianello, Keila Ribeiro, Luiza Lio, Ricardo Almeida, Rodrigo Schorts e Victor Hugo Barbosa. Além de interpretar uma das personagens, Renata Peron realiza pocket show no dia 10 de dezembro, às 18h30, seguido por um debate sobre questões de gênero.

A encenação tem uma leve inspiração em obras do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996) e nas fotografias de André Martins e João Zambom, publicadas no livro “Flexões, um estudo sobre a sexualidade plural”.

“Pobre Super-Homem – Avesso do Herói”, da Cia. Banquete Cultural
CCC – Centro Compartilhado de Criação
Rua James Holland, 57, Barra Funda. (11) 3392-7485
Qui. e Sex., 21h, Sáb., 20h30, e Dom, 19h. Até 18/12