EN | ES

Peça Exóticos ironiza preconceito com artistas de Mato Grosso

Publicado em: 14/05/2021 |

Exóticos – Foto: Divulgação

A peça Exóticos, de Túlio Paniago, finaliza a primeira semana de Mostra Aldir Blanc na SP Escola de Teatro. O espetáculo, de Cuiabá, em Mato Grosso, será exibido às 19h horário de Cuiabá e 20h horário de Brasília no Zoom, com ingressos disponíveis na plataforma Sympla da instituição.

Túlio Paniago é recém-formado em Dramaturgia pela MT Escola de Teatro e estudou Jornalismo na UFMT e Roteiro na Academia Internacional de Cinema, em São Paulo. Após a temporada de estudos na capital paulista, ele retornou a Cuiabá em 2019, quando ingressou na MT.

Entre suas andanças pelo setor artístico do eixo Rio-São Paulo, teve a ideia da peça Exóticos, que aborda diversas perspectivas sobre o fazer artístico e teatral no Estado do Centro-Oeste brasileiro.

“Sabendo que seríamos os únicos de Mato Grosso, decidi brincar justamente com essa visão que a maioria do pessoal do Sudeste tem sobre a gente. Essa ideia de que somos parte de uma cultura exótica, de uma excentricidade quase pitoresca, como se fôssemos estrangeiros dentro do próprio país”, pontua o dramaturgo.

Dirigida por Eliane Fonseca e Rafael Cerigato, a montagem será feita por artistas recém-formados na MT Escola de Teatro. “Esse convite nos enche de alegria e orgulho! É o reconhecimento do trabalho desses artistas!”, afirma Flávio Ferreira, diretor artístico da MT Escola de Teatro.

Retire seu ingresso para Exóticos!

Exóticos
Direção: Eliane Gomes Fonseca e Rafael Cerigato
Dramaturgia: Túlio Paniago
Elenco: Faíola Karen, Waltair França, Ismael Diniz e Andreel Ferreira
Cenografia: Débora Cometti e Robson Oliveira
Iluminação: Xico Macedo
Sonoplastia: Carlos Awire
Produção: Gustavo Teixeira

Sinopse:
Exótico vem do grego Exótikós, que significa “alguém de fora, estrangeiro”. Já a palavra “estrangeiro” deriva do francês arcaico Estrangier, que por sua vez se origina do latim Extraneus (estranho). A conotação de exótico, portanto, está relacionada à ideia de estranhamento, de algo ou alguém que eu não posso compreender justamente por ser alheio a mim. Este termo é frequentemente usado em contextos artísticos. Mas, afinal, o que seria artisticamente exótico?

Sexta-feira, 14/05, às 20h.
Gratuito ou colaboração de R$12,50 na SP Escola de Teatro Digital
Siga: @MTescoladeteatro

Retire seu ingresso para Exóticos!

Mostra Aldir Blanc na SP reúne 12 peças das 5 regiões do Brasil

Comunicadores convidados dialogam com 12 peças da Mostra Aldir Blanc na SP

Mesa de Discussão: A importância da Lei Aldir Blanc para a Arte na Pandemia

Veja análises das 12 peças da Mostra Aldir Blanc na SP




Relacionadas:

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo 

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 03/ 2024

Fernando Vilela dirige montagem de Bash, do estadunidense Neil LaBute, que estreia no dia 13 de abril no Espaço Elevador

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 03/ 2024

Festival de Curitiba tem 300 atrações e espera 200 mil pessoas na 32ª edição

SAIBA MAIS