EN | ES

Peça discute violência urbana a partir de ataque homofóbico

Publicado em: 27/01/2015 |

Dois irmãos caminham tranquilamente de mãos dadas pela Avenida Paulista quando são agredidos por um grupo de adolescentes que pensam se tratar de um casal homossexual. Logo, o caso ganha ampla repercussão na mídia, principalmente pelo fato de um dos irmãos ter deficiência mental. A partir disso, uma gangue, formada por rapazes órfãos e sedentos por vingança, decide dar o revide ao agressor com as próprias mãos.

 

Este é o enredo sob o qual está estruturado “Revide”, espetáculo que está em cartaz no Espaço Beta do Sesc Consolação, abrindo a temporada 2015. Quem assina a dramaturgia e direção é F. A. Uchôa, aprendiz egresso do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

 

Na peça, os episódios recentes de violência urbana em São Paulo – como os ataques na Avenida Paulista – ganham uma abordagem distinta, discutindo não exatamente a homofobia, mas sim a questão da violência como um sintoma social mais amplo e dominado por subjetividades. Nessa pesquisa, emergem, ainda, temas como as avassaladoras paixões de massa, que se manifestam cada vez mais bruscamente pela internet.

 

(Foto: Paula Coradini)

 

Para lançar luz à problemática, o texto adotou duas perguntas como ponto de partida: a) E se os agressores tivessem errado o alvo e acertado dois irmãos, um deles com problemas mentais? e b) E se o plano de vingança não partisse das vítimas, mas sim de um desconhecido que se sensibilizou pelo caso, dada sua abrangente cobertura midiática?

 

Formam o elenco Fernando Gimenes, Pérsio Plensack, Lucas Romano, Bruno Bianchi, Luis Fernando Delalibera e Lara Hassum, que também é aprendiz egressa do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro.

 

Em 2012, o texto de Uchôa foi lido em uma edição do SP Dramaturgias, projeto de leituras dramáticas de textos inéditos promovido pela Escola. “É muito bom ver o seu texto ganhar corpo, voz… E este é um trabalho que não existe sem o ator. Gostei da experiência”, afirmou o autor na ocasião.

 

No ano seguinte, o texto foi publicado no Especial Dramaturgia #1 da revista A[L]BERTO, publicação que contou com curadoria de Marici Salomão, coordenadora do curso de Dramaturgia da Escola. 

 

Serviço

“Revide”

Quando: Segundas e terças, às 20h (até 10/02)

Onde: Sesc Consolação – Espaço Beta

Rua Doutor Vila Nova, 245 – Vila Buarque

Tel.: (11) 3234-3000

Ingressos: De R$6 a R$20

 

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

SAIBA MAIS

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS