SP Escola de Teatro

Peça discute violência urbana a partir de ataque homofóbico

Dois irmãos caminham tranquilamente de mãos dadas pela Avenida Paulista quando são agredidos por um grupo de adolescentes que pensam se tratar de um casal homossexual. Logo, o caso ganha ampla repercussão na mídia, principalmente pelo fato de um dos irmãos ter deficiência mental. A partir disso, uma gangue, formada por rapazes órfãos e sedentos por vingança, decide dar o revide ao agressor com as próprias mãos.

Este é o enredo sob o qual está estruturado “Revide”, espetáculo que está em cartaz no Espaço Beta do Sesc Consolação, abrindo a temporada 2015. Quem assina a dramaturgia e direção é F. A. Uchôa, aprendiz egresso do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Na peça, os episódios recentes de violência urbana em São Paulo – como os ataques na Avenida Paulista – ganham uma abordagem distinta, discutindo não exatamente a homofobia, mas sim a questão da violência como um sintoma social mais amplo e dominado por subjetividades. Nessa pesquisa, emergem, ainda, temas como as avassaladoras paixões de massa, que se manifestam cada vez mais bruscamente pela internet.

(Foto: Paula Coradini)

Para lançar luz à problemática, o texto adotou duas perguntas como ponto de partida: a) E se os agressores tivessem errado o alvo e acertado dois irmãos, um deles com problemas mentais? e b) E se o plano de vingança não partisse das vítimas, mas sim de um desconhecido que se sensibilizou pelo caso, dada sua abrangente cobertura midiática?

Formam o elenco Fernando Gimenes, Pérsio Plensack, Lucas Romano, Bruno Bianchi, Luis Fernando Delalibera e Lara Hassum, que também é aprendiz egressa do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro.

Em 2012, o texto de Uchôa foi lido em uma edição do SP Dramaturgias, projeto de leituras dramáticas de textos inéditos promovido pela Escola. “É muito bom ver o seu texto ganhar corpo, voz… E este é um trabalho que não existe sem o ator. Gostei da experiência”, afirmou o autor na ocasião.

No ano seguinte, o texto foi publicado no Especial Dramaturgia #1 da revista A[L]BERTO, publicação que contou com curadoria de Marici Salomão, coordenadora do curso de Dramaturgia da Escola.

“Revide”

Quando: Segundas e terças, às 20h (até 10/02)

Onde: Sesc Consolação – Espaço Beta

Rua Doutor Vila Nova, 245 – Vila Buarque