O que é Teatro Realista?

Publicado em: 05/03/2021

Em oposição ao movimento artístico romântico, que o antecedeu, o teatro realista surgiu na Europa e se propagou pelo mundo durante o século XIX.

Com o objetivo de subverter o romantismo, suas personagens são pessoas comuns, portanto, não idealizadas como os heróis românticos. Essa nova perspectiva levou aos palcos uma aproximação mais fiel ao cotidiano real,  com questões sociais mais engajadas e linguagem popular.

 

Entre os mais importantes dramaturgos realistas do mundo, podemos citar; Alexandre Dumas, Henrik Ibsen, Gorki, Gerhart Hauptmann, George Bernard Shaw, Machado de Assis e José de Alencar.

 

Vale lembrar que foi a partir desse movimento que o estilo de interpretação também mudou. Com um novo método de atuação, a psicologia da personagem passou a ser estudada por seus interpretes no processo de  criação.




Relacionadas:

Notícias | 16/ 04/ 2021

Artistas egressos da SP participam de filme-teatro A história de Cy, que aborda o amor próprio

SAIBA MAIS

Notícias | 16/ 04/ 2021

Processo Seletivo 2/2021: Confira o resultado da análise dos recursos dos pedidos de isenção da taxa de inscrição

SAIBA MAIS

Notícias | 16/ 04/ 2021

Ana Clara Soares, estudante de sonoplastia da SP, assina trilha sonora de espetáculo de dança

SAIBA MAIS

 

O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotógrafos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.

Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.

Assisdesign