Museu Judaico de São Paulo abre inscrições para oficina gratuita sobre escrita com artista plástico

Publicado em: 28/03/2022 |

Estão abertas as inscrições para a oficina Escrever e Ler Da letra à Palavra, que será ministrada pelo artista plástico Fabio Morais de 5 a 19 de abril, sempre às terças-feiras, às 16h00. O evento é totalmente gratuito e será no recém-inaugurado Museu Judaico de São Paulo. O número de vagas é limitado e as inscrições podem ser feitas através do Sympla (neste link).

Sede Brás da SP diverte crianças da região com ação educativa sobre Mulheres do mundo promovida pelo Programa Kairós

O pontapé da discussão, que será feita na oficina, parte de um exercício de fabulação dialógica, a qual acarreta a expansão para a dimensão sonora. O curso propõe uma visita à exposição Da letra à Palavra, depois será feita uma discussão que busca mapear as variadas acepções de escrita e texto que permeiam as obras, e será proposto a cada participante a produção de um texto que dialogue (de modo crítico, literário, poético, antropofágico, tradutório, etc) com a exposição ou com algumas de suas obras. Um dos objetivos é estimular a ideia de tradução das características verbo‐visuais presentes na mostra para as especificidades da escrita pessoal de cada participante e de sua posterior leitura oral.

No último dia da oficina, acontecerá uma mostra/peça sonora no espaço expositivo vazio; serão lidos em voz alta todos os textos produzidos no decorrer do curso. Propondo um ritual coletivo que reinterpreta no espaço vocal‐sonoro a exposição que aconteceu no espaço físico, assim a leitura coletiva fecha o ciclo natural da linguagem verbal: do signo visual – nas obras da exposição Da letra à palavra – ao som.

No Dia Mundial do Teatro, conheça mais sobre as linhas de estudo do curso técnico da SP Escola de Teatro!

“O ritual de leitura que preenche o espaço sonoro, fruto de conversas, diálogos e produção escrita em um ambiente de grupo, parte da especificidade de o Museu Judaico de São Paulo ocupar uma antiga sinagoga, tendo na circularidade de seus espaços centrais um estimulo arquitetônico para o ritual de reunião”, Comenta o orientador da oficina.

Confira  o cronograma dos encontros no site oficial do evento.

Fabio Morais (São Paulo, 1975) é artista plástico. Atua entre os espaços expositivo e editorial fundindo visualidade e escrita ao experimentar a plasticidade e a espacialidade da linguagem na ficção, na história, nas estórias, na narrativa. É doutor em artes visuais pela UDESC, com pesquisa sobre a escrita como obra no campo da arte. Ministrou oficinas sobre escrita nas artes visuais e publicações de artista em várias unidades do Sesc São Paulo, Caixa Cultural Brasília, Grafatório, Ateliê Espai, Oficina Cultural Oswald de Andrade, Escola Entrópica, Zait núcleo seLecT , entre outras instituições.

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia

Notícias | 24/ 04/ 2024

“Ainda Dá Tempo”, traz discussão sobre relacionamento e passagem de tempo no palco do Teatro Uol