EN | ES

No Dia Mundial do Teatro, conheça mais sobre as linhas de estudo do curso técnico da SP Escola de Teatro!

Publicado em: 27/03/2022 |

Neste domingo, 27, é celebrado o Dia Internacional do Teatro e também Dia Nacional do Circo!

Criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro (IIT), essa data tão importante é reservada não apenas para celebração da arte teatral, mas para conscientização da importância das artes cênicas. Já o dia 27 de março foi escolhido como Dia do Circo em homenagem ao palhaço brasileiro Abelardo Pinto, conhecido popularmente como Piolin, que nasceu nessa data, em 1897.

Cleomácio Inácio, estudante de humor da SP, protagoniza espetáculo musical sobre romance gay na ditadura

Teatro

O teatro passou por inúmeras transformações ao longo dos séculos, e até hoje é realizado com as mais diversas finalidades. No Brasil, se fortaleceu no século XIX, com muitas influências do romantismo, tendo nomes como João Caetano, Artur Azevedo, Gonçalves de Magalhães e Martins Pena. No entanto, os povos africanos e indígenas já possuíam em suas matrizes muitos elementos pré-teatrais como o dançar e o cantar.

Kairós divulga lista de agendamentos do edital de empréstimo de equipamentos de acesso à internet

Para além de ser uma forma de entretenimento, o teatro pode ser um veículo de transformação da sociedade, de forma didática pode fazer uma crítica social. É parte da nossa cultura, símbolo político de resistência artística e parte intrínseca do indivíduo, tendo sido praticado desde os primórdios da humanidade, como dizia Augusto Boal:

“A teatralidade é essencialmente humana. Todo mundo tem dentro de si o ator e o espectador. Representar num ‘espaço estético’, seja na rua ou no palco, dá maior capacidade de auto-observação. Por isso é político e terapêutico”.

Nesse contexto, a SP Escola de Teatro foi inaugurada em São Paulo, em 2010, com o objetivo de democratizar o acesso ao universo teatral para diferentes camadas da população. O curso técnico oferecido pela instituição tem duração de dois anos e a abordagem dos conteúdos prefigura como se fossem múltiplas escolas em uma, dado o grau de relações artísticas e pedagógicas entre as disciplinas. Além disso, é totalmente gratuito, sistêmico e o estudante sai pronto para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Com um modelo pedagógico original e diferenciado, a SP propõe oito linhas de estudos que contemplam as muitas facetas das artes do palco.

Confira abaixo mais informações sobre as oito linhas de estudo oferecidas pela Instituição:

Atuação

Está voltado à formação de atores com ênfase no domínio e consciência da cena para que esse artista tanto dialogue com as orientações gerais da encenação, definidas pelo diretor e toda a equipe, como possa assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento de seu processo criativo de forma independente em suas pesquisas e opções estéticas. Pretende estimular a consciência da função social do artista, a capacitação de seu corpo e voz para expressão bem como para a sensibilidade crítica do ator para o mundo contemporâneo. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.

Humor

A linha de estudo de Humor está voltada para a formação de humoristas e comediantes, capacitando-os para a atuação cênica, desenvolvendo suas aptidões de corpo e voz para o jogo cênico. São contempladas a formulação de arquétipos, criação de personagens e a elaboração de uma dramaturgia cômica. Busca-se formar um ator com visão crítica, com ênfase no humor, que contextualize sua obra e compreenda a dimensão histórica da função social do riso. O curso estará sintonizado com o fazer e o saber teatral de seu tempo. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.

Cenografia e Figurino

O curso, por intermédio de conhecimentos básicos, capacitará os interessados em ingressar profissionalmente na área. Abrange também o estudo das cenografias de áreas como cinema, televisão, exposições, eventos, entre outras. As aulas teóricas e práticas são complementadas por meio de contato com diversos profissionais experientes do setor. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.

Direção

Prepara e instrumentaliza encenadores para o fazer teatral, enfatizando a visão crítica e ampla sobre a sociedade e as possibilidades da encenação contemporânea. Oferece caminhos criativos e teóricos para que os encenadores saibam lidar com todos os âmbitos da cena teatral. Conhecimentos como a ordenação do fluxo do trabalho cênico, experimentações envolvidas no processo de criação teatral, procedimentos para o fazer criativo e a busca por uma expressão teatral singular fazem parte das propostas do curso. Estão previstos também estudos de diversas perspectivas cênicas contemporâneas.
Trata-se de uma formação humanista e interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.

Dramaturgia

Segundo a coordenadora da área na SP Escola de Teatro, Marici Salomão:

“Dramaturgia não é só escrita de peças teatrais. É um modo de ver a vida; de ver mais vida na vida, de fazer um raio-x na vida, de observá-la e ‘linkar-se’ a ideia de vida”

A Dramaturgia na SP visa estimular novas percepções de mundo e diferentes formas de construção textual. Equilibra teoria, técnica e prática, incluindo conteúdos que compõem a base de criação a outras mídias. Os textos criados pelos estudantes são analisados em grupo e em plantões individuais, com dramaturgos especializados, e podem vir a ser publicados, lidos publicamente e/ou montados. Enfatiza a formação teórica e prática sobre postulados mais recentes no Brasil, como o dramaturgismo. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.

Iluminação

Para Guilherme Bonfanti, coordenador de iluminação da SP, é importante que o lighting designer saia do campo da subserviência:

“O fato da nossa matéria não ser o nosso corpo, a nossa voz, nos coloca para fora de nós, nos recursos: lâmpadas, refletores fabricados. A gente tem que buscar a nossa matéria prima para poder se expressar, nesse sentido a construção do nosso trabalho tem um dado artesanal, físico, manual, que o transforma em algo peculiar. ”

O curso técnico em teatro da linha de estudo de Iluminação qualifica estudantes interessados na iluminação dentro do âmbito das artes cênicas. Um dos seus propósitos é unir tecnologia de ponta com o que existe de mais artesanal nas maneiras de utilizar a iluminação, ressaltando a criatividade do técnico-artista. Promove a aproximação de áreas importantes para a formação do artista da luz, em especial as artes visuais. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.

Sonoplastia

Propõe a formação do estudante por meio de conhecimentos ligados à comunicação pelo som. Abrange estudos teóricos e práticos de diversos meios de produção de som, como música, ruídos ou voz. Trata-se da formação do sonoplasta com ênfase na dramaturgia sonora, teoria musical, repertório, técnicas em sonoplastia e práticas sonoras. Será discutida a música em seus diferentes campos de atuação; teatro, cinema, rádio e televisão. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.

Técnicas de Palco

Capacita estudantes interessados na profissionalização do técnico de palco. O que seria um técnico de palco? Aquele profissional que trabalha nos bastidores do teatro, auxiliando na construção e funcionamento do espetáculo. Em um mercado de trabalho atualmente tão carente desse profissional, o técnico de palco pode ser o cenotécnico, o diretor de cena, o contrarregra, o aderecista ou o maquinista de espetáculos. A formação consiste em aulas teóricas e práticas, em ateliês e/ou oficinas. São quatro semestres com aulas presenciais, sendo que durante o terceiro e o quarto módulo o estudante deverá também cumprir estágio obrigatório de 480h, fora dos horários de aulas. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.




Relacionadas:

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose

SAIBA MAIS

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 18/ 04/ 2024

Ausculta Coletiva, coletivo formado por egressos da SP Escola de Teatro, estreia “Sobre Ausências Paternas”

SAIBA MAIS