5ª Mostra de Teatro de Heliópolis acontece de 12 a 19 de agosto

Publicado em: 07/08/2023 | por: Guilherme Dearo

Imagem de De Repente Tiago (Esquadrilha Marginália): 5ª Mostra de Teatro de Heliópolis acontece de 12 a 19 de agosto de 2023 na Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho. | Foto: Divulgação

A 5ª Mostra de Teatro de Heliópolis acontece de 12 a 19 de agosto de 2023 na Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho (no Ipiranga) e nas ruas da comunidade. Todas as atividades são gratuitas, incluindo transporte de van para as apresentações, a partir da estação Sacomã do Metrô.

O evento, que vem se consolidando com um dos principais expoentes do teatro das periferias, apresenta um panorama teatral de artistas e grupos independentes que atuam em comunidades populares ou periferias do estado de São Paulo.

Todo a programação pode ser conferida aqui.

A programação é formada por 10 sessões teatrais (adultos, infantis e teatro de rua), duas oficinas de formação, uma vivência artística e duas novidades, a Feira do Livro de Heliópolis e o Slam do Helipa, ambas ações em parceria com a Editora Gráfica Heliópolis.

A Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho (sede da Companhia de Teatro Heliópolis) recebe os espetáculos: Sankofa – Cantando e Recontando Histórias do Cangaço e da Jova (Bando Jaçanã), Mãos Trêmulas (produção de Catarina Milani), Boris Não Está Pronto (Coletivo Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes), Cabo Enrolado (Cia. Graxa) e (A)Dor(A) (Cia. Provisório-Definitivo), além do Slam do Helipa e da Feira do Livro.

Espetáculos infantis e circenses ocupam as ruas de Heliópolis levando humor e diversão para o público: Água Doce (Cia. da Tribo), A Cruzada Dos Corações Puros (Ou Quem Inventou A Guerra?) (Cia. Variante), Rir Para Não Chorar (Palhaço Musir), De Repente Tiago (Esquadrilha Marginália) e A Morte do Mané Bufão (ProCênicos).

Como nas edições anteriores, haverá resenhas sobre todos espetáculos da Mostra pelo olhar crítico dos/das jornalistas Simone Carleto, Carol Angrisani, Luiz Campos, Everton José, Flávio Mello, Fábio Resende e José Carneiro.

+ ADAAP inaugura a E.L.A. – Escola Livre de Audiovisual de 2023 com oito cursos gratuitos; inscreva-se!

+ Residência artística “Nunca Vi Uma Gaivota” estreia em 4/8 na SP Escola de Teatro

Vivência e Oficinas (Casa de Teatro Maria José de Carvalho) – Estão abertas as inscrições (gratuitas) para a Vivência Artística com a Companhia de Teatro Heliópolis, conduzida pelo diretor Miguel Rocha (dias 7, 8, 9, 10 e 11/08 – ESGOTADAS) e para as oficinas Encontrando a Sua Singularidade no Coletivo, ministrada pela atriz Leona Jhovs (dia 15/08), e Produção Cultural, comandada pelo produtor Daniel Gaggini (dia 16/08). Os interessados devem preencher o formulário disponível nas redes sociais da Mostra de Teatro de Heliópolis de da Companhia de Teatro Heliópolis (ver serviço).

A V Mostra de Teatro de Heliópolis – Realizada pela Companhia de Teatro Heliópolis e pela MUK, a quinta edição da Mostra de Teatro de Heliópolis tem como objetivo fortalecer, estimular e difundir a criação artística de grupos e artistas atuantes em comunidade populares, bem como oferecer oportunidades e visibilidade à rica e pulsante cena teatral periférica. A curadoria foi realizada pelo professor e crítico teatral Alexandre Mate. Miguel Rocha, fundador da Companhia de Teatro Heliópolis, assina a direção artística, e Daniel Gaggini e Dalma Régia, a direção de produção do evento. Este projeto foi contemplado pelo ProAC Editais, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

V Mostra de Teatro de Heliópolis

Espetáculos: 12 a 19 de agosto de 2023

Vivência artística: 7 a 11/8

Oficinas: 15/8 e 16/8

Locais das apresentações: Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho (Rua Silva Bueno, 1.533 – Ipiranga. SP/SP) e Ruas de Heliópolis (verificar os locais na programação)

Informações, programação e inscrições: http://ciadeteatroheliopolis.com/mostra2023/

Instagram: @mostraheliopolis e @ciadeteatroheliopolis

Facebook: @mostradeteatrodeheliopolis e @companhiadeteatro.heliopolis

Toda a programação é gratuita.

Ingressos (Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho): Serão distribuídos 1h antes das sessões, por ordem de chegada.

Transporte gratuito para todas as sessões (Van): Estação Sacomã do Metrô (saída Rua Bom Pastor). Horários de saída da estação serão divulgados nas redes sociais do evento.

Notícias | 26/ 04/ 2024

Notícias | 26/ 04/ 2024