Monique Gardenberg e Andrea Caruso Saturnino debatem Lepage na SP Escola de Teatro

Publicado em: 22/09/2015 |

A SP Escola de Teatro — Centro de Formação das Artes do Palco recebe, neste sábado, as diretoras Monique Gardenberg e Andrea Caruso Saturnino para o debate “Teatro e imagem na perspectiva do encenador Robert Lepage”. Mediado pelo coordenador do Curso Regular de Atuação, Hugo Possolo, o evento integra a programação pedagógica dos aprendizes do Módulo Amarelo de 2015.

Encenador canadense, Lepage é o artista pedagogo do Módulo Amarelo, ou seja, é um referencial para os experimentos apresentados pelos aprendizes durante o semestre. Em outubro do ano passado, o conjunto de peças “Jogos de Cartas”, dirigido por Lepage, cumpriu temporada em São Paulo.

Sobre as convidadas
Nascida em Salvador, Monique Gardenberg mudou-se jovem para o Rio de Janeiro, onde cursou Economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ainda na universidade, assumiu a direção cultural do Centro Acadêmico, promovendo shows e eventos.

Cursou cinema na New York University e, em 1993, destacou-se por “Diário noturno”, curta escrito e dirigido por ela, protagonizado por Marieta Severo.

Estreou na direção teatral em 2002, com “Os sete afluentes do rio Ota”, de Lepage, recebendo cinco indicações ao prêmio Shell nas categorias Direção, Ator, Cenário, Figurino e Iluminação. Esteve à frente de outras peças, como “O desaparecimento do elefante” (2013) e a recente “Hora amarela”, que cumpriu temporada este ano.

Produtora de “Jogos de Cartas”, Andrea também é atriz e diretora, além de doutoranda em Artes Cênicas na Escola de Comunicação e Artes da USP. Na década de 1990, trabalhou no grupo mineiro Giramundo, construindo e manipulando marionetes sob direção de Álvaro Apocalypse.

Nos anos 2000, passou uma temporada na França, onde fez residência artística no espaço cultural Mains d’Ouevres e fundou a Association Balalaica, entidade francesa que visa o intercâmbio cultural entre a França e o Brasil. Atualmente, Andrea dirige a turnê de “Donka – uma carta a Tchekov”, da companhia suíça Finzi Pasca.

Agenda | 20/ 03/ 2020

Diretor da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral encena peça ao vivo no Instagram

Agenda | 05/ 03/ 2020

Confira a programação teatral do fim de semana da Roosevelt