Maria Thais e Rodrigo Matheus discutem processos de criação na SP Escola de Teatro

Publicado em: 14/10/2016 |

Cena de “Prometheus — A Tragédia do Fogo”, com direção de Maria Thais

Nomes consagrados do teatro paulistano, a diretora Maria Thais e o dramaturgo Rodrigo Matheus se encontram na SP Escola de Teatro para discutir processos de criação de seus espetáculos “Prometheus — A Tragédia do Fogo” e “Prometeu”, respectivamente. Ambas as montagens derivam de “Prometeu Acorrentado”, de Ésquilo.

Gratuito e aberto ao público, o evento integra o projeto Prometeu Despedaçado, da Cooperativa Paulista de Teatro. Serve, também, aos aprendizes do Módulo Amarelo, que produzem experimentos cênicos com base no eixo da Narratividade.

Maria Thais é fundadora da Cia. Teatro Balagan, grupo no qual dirigiu “Prometheus — A Tragédia do Fogo”. Também é professora do Departamento de Artes Cênicas de do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, estando envolvida principalmente nas áreas de Atuação e Direção.

Fundador do Circo Mínimo, Rodrigo Matheus trabalhou o texto de Ésquilo, gerando “Prometeu”, que teve direção de Cristiane Paoli Quito. Formado em Artes Circenses pelo Circo Escola Picadeiro de São Paulo e pela Fool Time Circus Arts da Inglaterra, ele iniciou sua carreira no teatro em 1978 e, no circo, em 1985. Passou a estudar a ligação entre as duas linguagens em 1988, quando produziu e protagonizou o espetáculo “Circo Mínimo”.

Ambos os convidados serão mediados por Marco Antônio Rodrigues, um dos fundadores do Folias D’Arte. Na ocasião, eles também falam sobre a relação de seus trabalhos com os mitos do pensamento ocidental.

Mesa de Discussão “Os Mitos e a Encenação Contemporânea”
SP Escola de Teatro – sede Roosevelt – sala R8
Praça Roosevelt, 210, metrô República, 3775-8600
Sábado, 15 de outubro, das 14h30 às 16h