“Maria Firmina dos Reis, Presente!”‘, peça sobre a primeira mulher negra a publicar um romance no Brasil, estreia no Itaú Cultural

Publicado em: 04/10/2023 | por: Ethieny Karen

Peça "Maria Firmina dos Reis, Presente!" estará em cartaz no Itaú Cultural. Foto: Pedro Jackson

Peça “Maria Firmina dos Reis, Presente!” estará em cartaz no Itaú Cultural. Foto: Pedro Jackson

Estreia no dia 12 de outubro em São Paulo, no Itaú Cultural, o espetáculo “Maria Firmina dos Reis, Presente!”, drama lítero-musical com direção e atuação de Lena Roque, que divide com Marcelo Ariel a dramaturgia da montagem.

Em cena, a atriz dá vida à escritora negra maranhense Maria Firmina dos Reis (1825-1917). A peça faz uma construção poético-ficcional do que seria um encontro entre passado e presente, entrelaçando pensamentos de diferentes tempos para criar uma expansão e reconstrução da imagem viva de Maria Firmina dos Reis para o futuro. Negra, filha de uma ex-escravizada, ela foi esquecida e invisibilizada, apesar de ser a autora, entre outros, de Úrsula (1859), livro romântico e abolicionista, considerado o primeiro romance de autoria negra e feminina do Brasil.

“Me deparei com a obra da Maria Firmina dos Reis em 2022, na reabertura do Museu do Ipiranga, quando eu era uma das atrizes convidadas para representar personagens históricos. Ali, conheci o diretor Marcelo Ariel, que me convidou para um projeto sobre a autora. Acabamos chegando a esse espetáculo”, conta Lena.

A concepção cênica também foi pensada para fazer a protagonista transitar em diferentes tempos. Os figurinos e o espaço cênico criados por Paula de Paoli, trazem o afro-punk em adereços usados pela personagem. O folclore aparece nas danças e o contemporâneo em painéis de led.

“Pesquisamos suas poesias e os autos de bumba-meu-boi. Daí partimos para as cinco canções da peça. Trata-se de poesias de Maria Firmina, que foram musicadas e arranjadas pelo pianista Roberto Mendes Barbosa, que divide a cena comigo junto do percussionista André Gonçalves”, completa ela.

Sinopse

O monólogo “Maria Firmina dos Reis, presente!” apresenta a história e a atualidade da romancista, com participação de Cidinha da Silva, Eliane Alves Cruz e Luciana Diogo.

Livre adaptação a partir dos textos de Maria Firmina dos Reis (1825-1917)

Ideia Original: Marcelo Ariel

Costureira: Zezé de Castro

Direção de Produção: Lena Roque

Realização: La Rô Produções Artísticas LTDA

Quando: De 12* a 15 e de 19 a 22 de setembro (sempre de quinta-feira a domingo)

Horário: De quinta-feira a sábado, às 20h, e aos domingos e feriados, às 19h

*No feriado de 12 de outubro, a sessão é realizada às 19h

Onde: Na Sala Itaú Cultural (Piso Térreo) – Av. Paulista, 149 – Bela Vista

Capacidade: 224 lugares

Classificação Indicativa: 14 anos (linguagem culta)

Entrada gratuita.

Reservas de ingressos na semana anterior às sessões através plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural.

+ Abertas as inscrições para o curso gratuito “Manipulação e criação de bambolê circense”
+ Lançamento presencial e virtual do livro “Teatro de grupo em tempos de ressignificação” acontece hoje (4), a partir das 19h

Notícias | 03/ 05/ 2024

Processo Seletivo 2º semestre de 2024: SP Escola de Teatro abre inscrições para 66 vagas nos cursos técnicos