Lançamento presencial e virtual do livro “Teatro de grupo em tempos de ressignificação” acontece hoje (4), a partir das 19h

Publicado em: 04/10/2023 | por: Guilherme Dearo

Livro "Teatro de Grupo em Tempo de Ressignificação": lançamento histórico do Selo Lucias, da ADAAP e SP Escola de Teatro.

Livro “Teatro de Grupo em Tempo de Ressignificação”: lançamento histórico do Selo Lucias, da ADAAP e SP Escola de Teatro. | Foto: Comunicação ADAAP

Hoje (4), a partir das 19h, a unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro recebe o público e convidados para o evento mais importante do ano: o lançamento do novo livro do Selo Lucias, “Teatro de grupo em tempos de ressignificação: criações coletivas, sentidos e manifestações cênicas no estado de São Paulo”.

O lançamento será presencial e também virtual, com transmissão ao vivo no canal do YouTube da escola.

Fruto de três anos de pesquisa, o volume de quase 900 páginas traz um levantamento inédito e de impacto para pesquisadores e entusiastas do teatro, traçando os perfis de mais de 330 grupos do Interior e Litoral do estado de São Paulo.

Este é o segundo volume publicado pelo Selo Lucias sobre a produção teatral paulista. A publicação tem organização de Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, ao lado de Alexandre Mate, Elen Londero e Marcio Aquiles. Anteriormente, o selo havia publicado o livro “Teatro de grupo”, registro histórico com textos de 194 coletivos da Grande São Paulo, que recebeu o Prêmio Especial APCA 2021.

No dia 4, haverá distribuição gratuita dos exemplares para todos os presentes. Em formato digital, em pdf, ele já está disponível gratuitamente, na página do Selo Lucias.

O selo é uma iniciativa da ADAAP (Associação dos Artistas Amigos da Praça), criadora e gestora da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Uma rede de 50 pesquisadores mobilizou artistas e grupos de todas as regiões administrativas para compor a inédita cartografia teatral desses territórios. A edição conta com textos que descrevem a história, os processos criativos, as principais referências estéticas, parcerias e pedagogias de 335 coletivos.

Esse material é complementado por artigos teóricos de acadêmicos e pesquisadores que têm esse fenômeno como objeto de estudo. “Foi um trabalho hercúleo, como se pode perceber neste livro de quase 900 páginas, realizado graças ao esforço coletivo da ADAAP e essa maravilhosa trama de acadêmicos, artistas e grupos que conseguimos unir. Foram quase três anos de pesquisa, agora finalmente materializados nesta linda edição”, afirma Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro.

Lançamento do livro "Teatro de grupo em tempos de ressignificação": presencial e virtual no dia 4 de outubro, na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro.

Lançamento do livro “Teatro de grupo em tempos de ressignificação”: presencial e virtual no dia 4 de outubro, na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro. | Foto: Comunicação Adaap

Em seu texto de apresentação para o livro, Marilia Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, destaca a relevância do tema: “É importante atentarmos que a existência dessas companhias representa não apenas um capital cultural simbólico – o que já seria suficiente – para o nosso povo, como também um ativo econômico poderoso. Seja nas ruas ou em grandes teatros, pequenos espaços culturais ou na praia, essas trupes movimentam a indústria criativa de seus respectivos territórios. São atores, cenógrafos, iluminadores, figurinistas, produtores, sonoplastas, técnicos de palco, jornalistas e assessores de imprensa, bilheteiros, recepcionistas e pipoqueiros que, por capilaridade, envolvem também os setores de alimentos e do turismo, só para citar os campos mais conhecidos”.

Em seu texto introdutório, o professor Alexandre Mate aponta: “Os coletivos não se formam (o que seria significativo, também) para montar um espetáculo, trata-se de uma formação que vislumbra um caminhar utópico, mas pensado/tido a partir de estratagemas que aprofundem a relação entre si e com o público. Nesse processo, posto que sempre foi fruto de intencionalidades e de discussão (interna e externa, constantes), os caminhos estão atentos quanto às questões gerais e àquelas de formação e de natureza ética, técnica, pedagógica, política e estética”.

Lançamento do livro

Organização: Alexandre Mate, Elen Londero, Ivam Cabral e Marcio Aquiles

Editora: Selo Lucias/ADAAP

Quando: 4 de outubro, às 19h

Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt (Praça Roosevelt, 210 – Consolação / São Paulo-SP).  Com a presença da Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas Marilia Marton, do diretor da SP Escola de Teatro Ivam Cabral  e convidados.

Entrada franca e com distribuição gratuita do livro para os presentes. O livro está disponível para download gratuito no site da SP Escola de Teatro.

Sobre o Selo Lucias

O Selo Lucias é uma iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP). Tem como programa editorial a publicação de livros no campo das artes (teatro, dança, cinema e literatura), da pedagogia, das ciências sociais e da psicanálise. Homenageia, na raiz de seu nome, a professora, jornalista e gestora cultural Lucia Camargo (1944-2020), que foi coordenadora da Escola, e o expande ao plural, pela vocação da ADAAP pela coletividade e pelo múltiplo. O grupo que compõe a coordenação editorial do selo é composto por Ivam Cabral (diretor executivo), Beth Lopes, Elen Londero e Marcio Aquiles.

Entre as publicações do Selo Lucias, estão os livros “Memórias do Cine Bijou” (Marcio Aquiles), “Athos Abramos – O Crítico Reencontrado” (Alcione Abramo e Jefferson Del Rios – Org.) e “A Digna 10 Anos”.

Notícias | 26/ 04/ 2024

Notícias | 26/ 04/ 2024