Jorge Neto, estudante da SP, assina a dramaturgia de peça-metragem gratuita sobre a vida da cangaceira Maria Bonita

Publicado em: 23/02/2022 |

Jorge Alves Neto, estudante do módulo amarelo de dramaturgia da SP, assina a dramaturgia da peça-metragem “Cangaça – A história de Maria Bonita”, que  traz à tela a história de Maria de Déa, a famosa Maria Bonita. A peça estará disponível no Youtube entre os dias 1.º e 10 de março. O texto de Jorge foi dirigido por Georgenes Isaac, artista negro, LGBTQIA+, idealizador e membro fundador do Coletivo Das Liliths.

Sec. Municipal de SP abre inscrições para projetos artísticos se apresentarem na Virada Cultural 2022; confira!

Quem dá vida à protagonista é Patrícia Oliveira. Na dramaturgia, o autor faz uma mescla de ficção e história, trabalhando de maneira sensível as memórias, alegrias e tristezas da protagonista. Maria Bonita (1911-1938) foi a companheira do chefe do cangaço Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Foi a primeira figura feminina a ingressar no principal bando de cangaceiros do Nordeste, em meados de 1930, depois da adesão de Maria, mais 30 mulheres ingressaram na vida do bando. O enredo da peça consiste num verdadeiro relato da vida no cangaço partindo do ponto de vista feminino. A história pontua e traz um pouco da realidade sertaneja, abordando desde as fugas policiais até a seca e fome que assolam a região. Além disso, a narrativa é regada com os conflitos da personagem com o marido e com outros membros do grupo.

O Projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Carol Duarte, artista egressa da SP, atua com Isabella Rossellini e Josh O’Connor, de The Crown, em longa italiano

Direcionado a novos dramaturgos, o curso técnico de Dramaturgia da SP Escola de Teatro visa estimular novas percepções de mundo e diferentes formas de construção textual. Equilibra teoria, técnica e prática, incluindo conteúdos que compõem a base de criação a outras mídias. Os textos criados pelos estudantes são analisados em grupo e em plantões individuais, com dramaturgos especializados, e podem vir a ser publicados, lidos publicamente e/ou montados. É enfatizada a formação teórica e prática sobre postulados mais recentes no Brasil, como o dramaturgismo. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.

Serviço:

De 1.º a 10 de março na plataforma Youtube. Link para a peça-metragem estará disponível na página do projeto no Instagram: @cangacaahistoriademariabonita. Gratuito. Para acessibilidade do espectador, o espetáculo contará com legenda.

Notícias | 24/ 04/ 2024

“Ainda Dá Tempo”, traz discussão sobre relacionamento e passagem de tempo no palco do Teatro Uol

SP Escola de Teatro se despede de Sérgio Campanelli

Notícias | 24/ 04/ 2024