JC Serroni, coordenador de CE e TP da SP, realiza palestra para público internacional na Unirio

Publicado em: 26/07/2022 |

Na próxima sexta-feira, 29, às 14h, o coordenador de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro, JC Serroni, realizará uma palestra no 4º Congresso Internacional em Arquitetura, Teatro e Cultura, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). O evento é um dos principais sobre a temática no mundo e busca trazer discussões, debates e propor relações entre a arquitetura teatral, o teatro e a cultura. O congresso é promovido pelo Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Unirio. Para participar basta realizar a inscrição via Sympla (Link).

No dia da Mulher Negra Latino-americana, Caribenha e da Diáspora, confira 12 artistas da região que fizeram e fazem história nas artes do palco

Um dos pressupostos que é mote e ponto de partida para o diálogo proposto no evento é o fenômeno que vem ocorrendo com o teatro contemporâneo. Atualmente, o cenário no teatro tem extrapolado o uso de espaços experimentais ou adaptados, para fazer uso de estruturas icônicas, projetadas por arquitetos do star-system internacional. Tal acontecimento passou a ser tema de discussões interdisciplinares que envolvem não apenas pesquisadores e estudiosos do teatro e arquitetura, mas de múltiplas áreas. Tendo isso em vista, o 4º Congresso Internacional em Arquitetura, Teatro e Cultura nasceu com a pretensão de discutir tais assuntos e examinar as experiências contemporâneas do desenho da cena e dos espaços teatrais mais recentes.

SP Escola de Teatro abre inscrições para curso de extensão gratuito e presencial Produção Cultural Contemporânea, Programação e Curadoria, com Fábio Maleronka

Assim, JC Serroni, um dos maiores cenógrafos da atualidade, em sua palestra, irá discutir o tema ‘Quando Arquitetura e Cenografia Se Fundem no Mesmo Espaço’. Com mais de 40 anos de experiência na área, Serroni compartilhará mais de suas vivências na prática, assim como suas referências e um pouco do processo criativo de seus trabalhos. Para o artista, poder propor diálogos entre as duas áreas é gratificante:

“Atuar nesses espaços, dentro das minhas áreas de criação, a arquitetura e o design da performance, tem sido para mim um grande e sempre experimental presente”.

Nayka Alexandre, estudante haitiana de iluminação da SP, conta detalhes de sua experiência na Escola!

JC Serroni também celebra o convite feito a ele pela Unirio e convoca a todas, todes e todos à participarem do evento:

” Me senti muito honrado em poder participar de um dos mais importantes eventos da arquitetura, cenografia e cultura, com os mais importantes arquitetos e cenógrafos de todo o mundo. É muito importante para mim ver a SP Escola de Teatro por mim ser representada. Vou abordar nesse encontro aspectos que se fundem entre arquitetura e cenografia, comentando em alguns de meus trabalhos como se dá essa relação. Convido os estudantes da SP que tenham interesse nesse assunto, especialmente aqueles que cursam cenografia e figurinos em nossa Escola”.

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia